Search
Trabalho

Secretaria do Trabalho do RS promove ações de qualificação e inclusão social

Diretor da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional trouxe detalhes das ações da pasta na Acústica FM
Entrevista durante o programa Primeira Hora desta segunda-feira (30) Foto: Acústica FM
Entrevista durante o programa Primeira Hora desta segunda-feira (30) Foto: Acústica FM

Em entrevista para a Rádio Acústica, o diretor da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional do Rio Grande do Sul, Luís Fernando da Rosa, trouxe detalhes das ações da pasta na Costa Doce e também na Zona Sul do estado.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Conforme Luis Fernando, mais de 225 municípios foram credenciados no “RS qualificação”. Serão destinados mais de 14 milhões de reais para qualificação e ações reprimidas nos municípios gaúchos que estão com baixos índices socioeconômicos e de empregabilidade contarão com recursos do Estado para o desenvolvimento de qualificações profissionais, conforme as suas respectivas demandas reprimidas. O projeto é considerado o maior incentivo de qualificação da história do estado. O Objetivo é capacitar mais de 12 mil pessoas em todo o Rio Grande do Sul.

Questionado sobre a capacitação de jovens e o ingresso no mercado de trabalho em busca do primeiro emprego, segundo o diretor da secretaria do trabalho, mais duas mil vagas foram destinadas para qualificação de jovens que estão cursando ou finalizando o ensino médio, em parceria com o instituto proa. Em novembro, serão abertas mais duas mil vagas para jovens que está realizando o ensino médio na rede pública do estado.

O web seminário projeto artesão em foco, projeto da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional, que está na sua decima segunda edição, será realizado em Camaquã em novembro.  O objetivo é levar informações, conhecimento, técnicas novas e sustentabilidade aos artesãos da região, além de esclarecer dúvidas e ser uma aproximação do setor com os projetos do governo do estado.

Outra ação realizada pela Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Profissional é o “DiveRSidadania”, que também foi abordado durante a entrevista. O projeto prevê realizar qualificações em Tecnologia da Informação (TI), com cursos no âmbito tecnológico priorizando a comunidade LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade. Outra frente que o programa irá atuar será na criação de um banco de dados para encaminhamento de pessoas trans que procuram trabalho à empresas com vagas em aberto.

Tags: desenvolvimento, Rio Grande do Sul, Secretaria do trabalho, Trabalho