Search
[adsforwp-group id="156022"]

Secretário defende ampliação da irrigação no RS durante a Expoagro

img_2833_foto_1.jpg

O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, defendeu nesta quinta-feira (21), durante o seminário do programa Mais Água, Mais Renda, na Expoagro/Afubra, em Rio Pardo, a ampliação da irrigação no Estado. Mainardi destacou que quase a metade do PIB gaúcho está vinculado à agropecuária e que, uma das formas mais eficientes para se aumentar a produção se dá por meio do crescimento dos índices de produtividade. 

“A irrigação, diante do fato de que temos restrições para ampliar as áreas de cultivo e criação é um dos métodos mais eficientes que temos à disposição para continuar contribuindo com o crescimento econômico e social do Estado”, afirmou. O secretário referiu-se, ainda, ao estudo realizado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) que indica a possibilidade de dobrar a produtividade de algumas culturas a partir do uso da irrigação. “Nos Estados Unidos, a irrigação é utilizada em 70% das culturas, enquanto em nosso Estado não chegamos nem a 3%. Estes dados nos impõem uma grande missão: a de direcionar todos os nossos esforços para vencer barreiras que ainda existem e disseminar os sistemas de irrigação por todo o Rio Grande do Sul”.

Mainardi aproveitou a ocasião para reunir-se com secretários da agricultura de nove municípios da região, a quem falou sobre os programas da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio. Durante o evento, também foi assinado um novo contrato de financiamento pelo programa Mais Água, Mais Renda.

O produtor rural Onélio Lopes dos Santos, de Rio Pardo, que planta milho, hortigranjeiros e fumo financiou, junto ao Banrisul, utilizando linha do Pronaf, a aquisição de equipamento de irrigação. Uma delegação de Alagoas, liderada pelo secretário da Agricultura e Desenvolvimento Agrário, Carlos Henrique Soares, participou do seminário.