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Secretário defende interiorização da Ferrovia Norte-Sul

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O secretário de Infraestrutura e Logística do RS, Beto Albuquerque, destacou a importância do pacote de investimentos em ferrovias no Brasil anunciado pela presidente Dilma Rousseff, mas alerta que o traçado apresentado à Ferrovia Norte-Sul não vem ao encontro do debate de interiorização feito com os Estados que integram o Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul) junto ao Ministério dos Transportes. 

Na avaliação de Beto Albuquerque, o projeto apresentado demonstra a preocupação do Governo Federal com a retomada de investimentos no modal ferroviário brasileiro, tão necessário ao País e que preencherá um vazio ferroviário de 250 quilômetros até o Porto de Rio Grande, mas prioriza o traçado litorâneo, no qual não contempla regiões produtivas. “Este projeto irá revitalizar as ferrovias, o que é muito bom, mas não podemos ficar presos às ferrovias litorâneas e longe dos nossos centros produtivos. Além disso, este traçado pode beneficiar mais os portos do Paraná e de São Paulo em detrimento do Porto de Rio Grande, que é a ponta do sistema. Esta dinâmica de revitalização pode levar cargas para outros portos”, afirmou. 

O secretário de Infraestrutura disse que foi surpreendido pelo traçado apresentado e lembra que este itinerário não foi discutido com os Estados que integram o Codesul. Albuquerque destacou que não executar a segunda etapa da Ferrovia Norte-Sul seria um atraso para o desenvolvimento econômico dos Estados do Sul. “É fundamental retomarmos o traçado anterior, no qual priorizamos a interiorização da ferrovia. Não podemos deixar os centros produtivos longe dos trilhos”, ressaltou, lembrando que o traçado inicial da Ferrovia Norte-Sul partiria de Panorama (SP), passaria por Chapecó (SC) e chegaria a Rio Grande (RS). 

Logo após o anúncio do plano federal, o titular da Seinfra iniciou tratativas com os secretários de Infraestrutura do Paraná e de Santa Catarina para retomar o debate junto à União. Albuquerque garantiu ainda que irá relatar a discordância com o traçado proposto ao ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, nesta segunda-feira (20), quando ele estará no Rio Grande do Sul para ordem de início das obras de duplicação da BR-116, em Pelotas.