Search
[adsforwp-group id="156022"]

Secretário destaca papel das exposições na abertura da Expoagro/Afubra

img_2823_foto_1.jpg

A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) abriu, na manhã desta quarta-feira, em seu parque de exposições, no interior de Rio Pardo, a 13ª Exposição Agropecuária (Expoagro). O secretário da Agricultura, Pecuária e Agronegócio, Luiz Fernando Mainardi, participou do evento representando o governador do Estado. Ele destacou a importância das exposições como motivadoras de investimentos junto aos produtores. 

Mainardi afirmou que eventos como a Expoagro propagam novas tecnologias motivando os produtores a investir em busca de maior produção e produtividade, o que traz consigo o aumento da renda. “É um investimento que traz o retorno esperado”, afirmou. 

Titular da pasta defendeu também a diversificação produtiva. “Diversificar, produzir mais, produzir com qualidade, são condições necessárias para gerar mais renda ao produtor e assim trazer mais prosperidade para todos”, disse. A Expoagro, que tem como foco principal a diversificação, reafirma o compromisso com a busca de alternativas, principalmente para a agricultura familiar, paralela à apresentação de avanços tecnológicos e inovações no meio rural. 

O secretário estadual do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, destacou a importância da Emater/RS-Ascar em todas as áreas de atuação. Para ele, diversificar é oferecer novas opções de tenda, para que o agricultor tenha condições de se viabilizar econômica e socialmente. “O futuro da agricultura familiar passa pela produção de alimentos, mas o que motiva os jovens agricultores a voltar para a propriedade é produzir alimentos prontos, elaborados. Ou seja, ele não quer apenas produzir matéria-prima, mas participar de toda a cadeia produtiva de alimentos”, afirmou Pavan. 

“O espaço da Emater na Expoagro Afubra fortalece o tema da diversificação”, afirmou o presidente da Emater/RS e superintendente geral da Ascar, Lino De David, ao salientar que o maior desafio do produtor de fumo é a diversificação, que favorece a diminuição da dependência da monocultura. “Apresentamos na feira um conjunto de alternativas de atividades produtivas que podem ser implementadas nas propriedades, enfrentando a dependência economia das monoculturas, inclusive da do tabaco”, ressaltou. 

Para o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, a 13ª edição é a continuidade do trabalho das outras feiras coordenadas pela entidade, tendo como objetivo o pequeno agricultor. “A diversificação da propriedade, juntamente com o tabaco, traz lucratividade e bem estar do produtor” disse. 

Casa da Ovelha 
Após a abertura, Luiz Fernando Mainardi participou com Pavan e De David, da inauguração do espaço “Casa da Ovelha” da Emater/Ascar, e destacou a ação da entidade no trabalho de qualificação do produtor, da assistência técnica e no auxilio no manejo dos ovinos.

“O programa Mais Ovinos no Campo, é mais uma alternativa à diversificação, pois permite a compra a juros baixos para o pequeno produtor, e possibilita a quem já cria a ampliação do rebanho, permitindo assim o aumento da renda”, concluiu Mainardi.