Secretário do Tesouro confirma novo bloqueio de recursos do RS

O Tesouro Nacional voltará a bloquear os repasses federais ao Rio Grande do Sul caso o Estado não pague a parcela de agosto da dívida com a União. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (27) pelo secretário do Tesouro, Marcelo Saintive.

Ao comentar o resultado do Governo Central (Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central) de agosto, Saintive disse que o governo federal não pretende abrir exceções a estados com problemas de caixa.

Publicidade

“Buscamos sempre uma cooperação, mas vamos fazer uso das cláusulas contratuais. Se o estado não puder quitar as dívidas, seguiremos as cláusulas contratuais [que determinam bloqueio de repasses em caso de não pagamento por parte dos estados], em que pesem nossas conversas, que têm sido bastante profícuas”, afirmou. Ele destacou que o Tesouro está liberando algumas operações de empréstimos para o Estado.

De acordo com o secretário, os estados também estão sofrendo com a readequação da economia e enfrentando queda na arrecadação. Ele reiterou que o Tesouro está negociando com todas as unidades da Federação, mas disse que pretende diminuir as autorizações para que os governos estaduais contraiam empréstimos no sistema financeiro.

 

Ação no Supremo

Hoje, o governador Ivo Sartori confirmou que o Estado atrasará novamente o pagamento da parcela da dívida com a União para pagar os salários de agosto dos servidores públicos. Apesar disso, os servidores receberão o salário de forma parcelada.

O RS também entrou com ação no Supremo Tribunal Federal para tentar evitar um novo bloqueio das contas do governo. Segundo Sartori, mais do que um pedido jurídico, a medida é um “pedido humanitário”.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Hoje na história: 10 de maio – Fundação da Chapecoense

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

27 minutos ago

Homem é agredido após perseguir mulher em Camaquã

Fato ocorreu próximo à Secretaria Municipal de Infraestrutura

6 horas ago

Convite para culto de agradecimento de Lili Bierhals

O culto ocorrerá na próxima quarta-feira (14), na Igreja da Comunidade XV de Novembro

9 horas ago

Hospital Nossa Senhora Aparecida abre vaga de emprego em Camaquã

A oportunidade é para atendente de cafeteria

10 horas ago

Condenado por furto é preso em São Lourenço do Sul

Prisão ocorreu no Centro da cidade

11 horas ago

Carla Zambelli: Alexandre de Moraes vota para condenar deputada

Ministro é o relator de ação contra a parlamentar por invasão aos sistemas do CNJ

12 horas ago

This website uses cookies.