O Secretário Municipal de Saúde, Luciano Pereira Dias, esteve na Acústica FM na última semana, onde abriu a temporada 2024 do Programa Primeira Hora. Em pauta, o gestor falou as novidades da pasta voltadas ao atendimento da psicossocial.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Com foco no atendimento de crianças e adolescentes que passaram pelo período de isolamento devido à pandemia do novo Coronavírus, a secretária irá inaugurar em fevereiro um Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (Caps-IA). Essa unidade vai englobar os atendimentos do Centro de Atendimento Integral à Criança e ao Adolescente (CAICA), junto aos outros atendimentos agregados.
O atendimento ocorrerá após o jovem passar por consulta na unidade básica de saúde (UBS) de referência. Junto a esta triagem, o secretário destaca que pacientes já direcionados para a fila de espera do CAICA entraram na linha de atendimento do Caps-IA.
A unidade deve ser inaugurada no dia 1º de fevereiro, com a presença da Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergamann. Neste ano, junto ao Caps-IA, o Programa TEAcolhe seguirá fornecendo o atendimento integrado à pessoa com transtorno do espectro do autismo no município.
Confira a entrevista com o secretário Luciano Cabeça.