Search
[adsforwp-group id="156022"]

Segunda-feira terá muita nebulosidade e chance de chuva

img_6150_foto_1.jpg

Muita nebulosidade permanece nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul, mas o sol chega a aparecer com nuvens em várias regiões. Áreas de instabilidade associadas ao ar tropical quente e úmido voltam a provocar chuva no decorrer do dia na maior parte do Estado.

Algumas áreas, sobretudo mais a Oeste, devem ter chuva ainda de manhã, mas na maioria das localidades a instabilidade se concentra em horas da tarde e noite. Será uma jornada quente e, sobretudo, abafada no Rio Grande do Sul. Mínimas altas são esperadas na madrugada, agravando o desconforto.

As mínimas rondam os 16°C em São José dos Ausentes e os 17°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar aos 33 em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 21°C e 33°C.

O calor, que foi a 37,2ºC na zona Norte de Porto Alegre, contribuiu para formar nuvens muito carregadas na Grande Porto Alegre no fim de semana com temporais de granizo em pontos isolados. Em Lomba Grande, Novo Hamburgo, e na divisa de Porto Alegre com Viamão, em Itapuã, o granizo teve grande tamanho e causou estragos.

Na madrugada e manhã de domingo, intensas áreas de instabilidade que trouxeram tempo severo nos países do Prata chegaram ao Estado com novos temporais, agora em diversas regiões, com chuva localmente intensa que bateu 50 mm em algumas cidades, e vento muito forte que variou entre 70 km/h e 100 km/h em grande número de cidades.

Como a atmosfera segue úmida e quente, logo muito instável, novas ocorrências de temporais não podem ser descartadas na segunda e na terça. Na próxima sexta, o retorno do ar tropical quente e instável mais uma vez trará a possibilidade de episódios de tempo severo.