Search
[adsforwp-group id="156022"]

Segundo AUD, situação é tranquila nas barragens de Camaquã

img_17489_foto_1.jpg

As chuvas intensas que caem sem cessar nos últimos dias em Camaquã, não trouxeram preocupação para o setor da Associação dos Usuários do Arroio Duro (AUD), que administra as duas barragens do município. Ambas estão com suas comportas fechadas, como medida de precaução.

O engenheiro Éverton Fonseca, concedeu entrevista à Rádio Acústica na manhã de hoje. Ele salientou que as previsões de fortes chuvas para a região, possibilitaram que ações preventivas fossem tomadas, para evitar transtornos no município.

Embora em alguns pontos a precipitação de chuvas tenha sido maior que outros, a média de chuva deste a quinta-feira (30) até esta manhã de segunda-feira (03), se mantém ao redor dos 226 mm em Camaquã.

A barragem do Passo Maria Ulguim, cumpriu o seu papel de contenção de cheias. O local acumula 3,6 metros de água nesta manhã, sendo que o vertedouro só ocorre quando o acumulado atinge 9,5 metros.

Com relação a barragem do Arroio Duro, mesmo estando com acumulado de 95%, a situação é considerada tranquila. Como medida de prevenção, na semana passada, o túnel de vazão foi aberto para que houvesse escoamento das águas e assim, ocorresse a diminuição dos acumulados, pois já se sabia que altos volumes de chuva estavam sendo previstos.

Pequenos arroios que deságuam no Arroio Duro, fazem com que o nível esteja maior que o de costume, mas sem risco de transbordo. Assim que houver diminuição do nível, a Barragem do Maria Ulguim terá suas comportas abertas para que haja o esvaziamento do reservatório.

Em um segundo passo, após o término das chuvas, comportas devem ser abertas também da Barragem do Arroio Duro. Nesta manhã, as comportas localizadas junto à BR-116, estavam completamente abertas, para facilitar o escoamento das águas do Arroio Duro.

Confira a entrevista na íntegra: