Search
[adsforwp-group id="156022"]

Semana da Poesia irá lembrar o camaquense adotivo Barbosa Lessa

img_10464_foto_1.jpg

Para marcar os 28 anos de atuação, a Casa do Poeta Camaquense – CAPOCAM promove no período de 31 de março a 06 de abril, a XXI Semana da Poesia, com diversas ações culturais, a maioria com entrada franca. Com organização da Criarte Marketing & Eventos, a arte poética se fará presente em vários pontos da cidade. A XXI Semana da Poesia conta com promoção cultural da Prefeitura Municipal de Camaquã através da Secretaria da Cultura, Turismo, Lazer, Desporto e Juventude, e o apoio da Associação Amigos da Água Grande – Fundação Barbosa Lessa. 

O tema desta edição “Barbosa Lessa 15 anos de saudade” (Piratini, 13/12/1929 – Camaquã, 11/03/2002), visa preservar a memória do idealizador do Tradicionalismo e Patrono Eterno da instituição literária mais longeva da Região Centro-Sul. Conforme o diretor da Criarte e secretário geral da Capocam, Catullo Fernandes, as atividades buscam contemplar os mais diferentes públicos, mas o foco principal continua sendo as crianças e jovens com diferentes ações em escolas. 

A festa cultural começa na noite de 31 de março (aniversário da entidade), com o tradicional Cafezinho Poético-Musical, no Galles Restaurante (Clube Camaquense) quando será realizada uma homenagem à viúva do escritor Nilza Lessa e entidades apoiadoras do evento. A programação conta ainda com projeto Estação Poesia e contação de histórias na sede da Capocam, lançamento da edição anual “Cidade da Poesia” (revista literária nº9), visita ao Sítio Água Grande, palestra no Cine Teatro Coliseu, recitais no HNSA e Lar Nilda Souza Azambuja, Tribuna Democrática Popular da Câmara de Vereadores, e projeto “Poesia na Escola” na EMEF Rui Barbosa, entre outras atrações. 

O encerramento da semana conta com a apresentação do espetáculo “Camaquã canta Barbosa Lessa 15 anos de saudade”, que ocorre no Teatro do Sesc, no dia 06 de abril (quinta-feira) às 20 horas. O show será apresentado pela cantora Luana Fernandes, no papel de Inezita Barroso, quando jovem. O time de intérpretes se completa com Lucas Bridi, Capitão Faustinho, Maiquel Filho e Manoela Maia, acompanhados de uma banda, que irá reviver o extinto Conjunto Minuano. Participações especiais do cantor mirim Murielzinho e do cantor Manoel Camaquã. O artista plástico Caiaque pintará ao vivo uma tela retratando o escritor, que no final será leiloada, com renda destinada a Associação Amigos da Água Grande.