Search
[adsforwp-group id="156022"]

Semana terá chuvas e risco de granizo no Rio Grande do Sul

img_3891_foto_1.jpg

O sol de sábado pela manhã e parte da tarde encheu de esperança quem estava cheio de roupa para lavar — mas, desta vez, há pouco motivo para otimismo. Nova frente fria chega ao Rio Grande do Sul a partir desta segunda-feira e reforça a instabilidade, trazendo mais chuva.

O frio não deve aparecer com vigor nesta semana, mas a chuva deve ser de volume moderado e contínuo entre terça e quarta-feira, e pode ficar bastante forte em alguns momentos. Na noite de domingo, o site do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) tinha alerta de chuvas intensas que poderiam atingir boa parte do Paraná e de Santa Catarina — onde a situação de alta precipitação preocupou nos últimos dias —, estendendo-se para o noroeste do Rio Grande do Sul. 

Em Santo Ângelo, no noroeste do Estado, houve queda de granizo por, aproximadamente, dois minutos, por volta das 22h deste domingo. Segundo os bombeiros da cidade, as pedras atingiram telhas de residências, que quebraram, mas ainda não havia registros de destelhamentos até as 23h. 

Também há risco de queda de granizo, apontado pelo ClimaTempo, a partir da madrugada de terça-feira na Fronteira, no Litoral Norte, na Região Metropolitana e no norte do Estado.

Segundo o site do sistema Metroclima, Vigilância Meteorológica de Porto Alegre, da prefeitura, a segunda-feira será de intensa instabilidade na Capital, com tempo fechado e chuva que, por vezes, pode ser forte e acompanhada de raios. O acumulado de chuva em Porto Alegre, na terça, deve atingir 30mm. Já em Passo Fundo, pode chegar a 80mm. Em Bom Jesus, na quarta-feira, será de 85mm.

A temperatura mínima na segunda-feira, na Região Metropolitana, será de 18°C, e a máxima, de 25°C. Deve cair na quarta-feira, ficando entre 11°C e 15°C.

A frente fria deve deixar o Rio Grande do Sul na quinta-feira, e geada fraca pode ocorrer somente na fronteira com o Uruguai. Nas outras áreas, o amanhecer deve ser de temperatura amena. A previsão é de que o tempo abra completamente, sobre todo o Estado, a partir de sábado.