Porto Alegre sediou o segundo dia do “Seminário Gestão Cultural: Integração Estado e Municípios – Ano 2025”, nesta quinta-feira (23). O evento, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), reuniu representantes de 120 municípios para discutir políticas públicas e ações conjuntas para o desenvolvimento cultural.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Um dos destaques foi o painel sobre economia criativa, com a participação da economista Edna dos Santos-Duisenberg. Ela ressaltou a importância da cultura e da criatividade para a reconstrução do Estado após a enchente de 2024 e defendeu a economia criativa como estratégia de desenvolvimento sustentável.
O programa RS Criativo, da Sedac, também foi apresentado, com destaque para um novo projeto voltado à indústria criativa em cidades com mais de 250 mil habitantes.
Gestores municipais de cultura compartilharam suas experiências e os desafios enfrentados em seus municípios. O secretário de Turismo, Ronaldo Santini, destacou a importância da parceria entre cultura e turismo.
O seminário também abordou o trabalho conjunto entre Estado e municípios e as ações da Sedac para o enfrentamento de crises climáticas, como a enchente de maio de 2024. O evento encerrou com visitas guiadas a instituições da Sedac.