Search
[adsforwp-group id="156022"]

Seminário debate incentivo público ao esporte no Estado

img_2773_foto_1.jpg

Para estimular o desenvolvimento do esporte no Rio Grande do Sul, a Secretaria estadual do Esporte e do Lazer (SEL) realizou, nesta quinta-feira (14), o 1º Seminário Estadual de Gestão Pública no Esporte. Representantes de mais de 260 municípios gaúchos acompanharam as atividades no auditório do Ciee em Porto Alegre.

O titular da SEL, Kalil Sehbe, que abriu o seminário na manhã, apresentou a nova realidade do esporte no Estado. “Com a criação da secretaria, a implantação de uma Política Estadual do Esporte e com a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, o Rio Grande do Sul pode voltar a ser protagonista e referência na área esportiva”, ressaltou o secretário. 

Kalil disse que além dos impactos econômicos, proporcionados principalmente pela realização de megaeventos no Brasil (o estudo do Ministério do Esporte mostra que os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos impactará, no PIB de 2017 a 2027, R$ 27 bilhões), o esporte proporciona saúde e inclusão social. Para cada U$ 1,00 investido em atividade física, se economiza U$ 3,20 nos custos com despesas com a saúde. E é com atividades físicas no turno inverso que realizamos a inclusão social”, destacou. 

A presidente da Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs), Renita Dametto apresentou a Política Estadual de Desenvolvimento do Esporte e Convênios com a entidade vinculada à SEL. Segundo a presidente, o esporte no Estado se desenvolveu por meio das conferências, da Lei de Incentivo ao Esporte, que já teve R$ 12 milhões liberados em menos de um ano, e a criação do Conselho Estadual do Esporte. 

O fortalecimento do esporte escolar e o fomento à área esportiva em todo o RS são os principais desafios da Fundergs. Para tanto, a Fundergs e a SEL buscam o desenvolvimento das competições escolares e a criação dos Polos Regionais de Desenvolvimento do Esporte. Em parcerias com universidades, os polos serão instalados conforme o mapa da Secretaria da Educação que divide o Estado em sete regiões. 

“Com a parceria das universidades e dos municípios esse programa será como os braços da Fundergs no interior. A intenção dos polos é desenvolver o esporte em todos os municípios, dar apoio as menores entidades e cidades”, ressaltou Renita. 

O seminário ainda abordou a Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, que foi amplamente explicada pela equipe da SEL, além das oportunidades do Brasil com os megaeventos esportivos: Olimpíadas 2016 e Copa do Mundo 2014.