Nesta quinta-feira (28/9), a Polícia Civil participou do Seminário Rompendo o Silêncio, no Plenarinho da Assembleia Legislativa, com o objetivo de debater o crescente número de suicídios entre agentes da Segurança Pública no estado.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
O evento foi idealizado pela deputada estadual Eliana Bayer, em colaboração com diversos órgãos e especialistas no tema. O seminário se propôs a criar um espaço de diálogo e conscientização sobre o problema.
A Delegada Roberta Bertoldo, Diretora do Departamento de Administração Policial (DAP), esteve presente representando a Chefia de Polícia, além da Delegada Elisangela Melo Righelin, Diretora da ACADEPOL, Delegada Carolina Bamberg, Diretora da Divisão Especial da Criança e do Adolescente (DECA/DPGV), Delegada Eliana Parahyba Lopes, Diretora da Divisão de Comunicação Social (DCS), entre outras autoridades policiais e agentes policiais.
Também participaram o major Maximiliano Schunke Gomes, da Brigada Militar; deputada federal Franciane Bayer, representando o Congresso Nacional; coronel Erlo Pitrosky, oficial da Brigada Militar da reserva, ocupando o cargo de Chefe de Gabinete do DETRAN; Cláudio Dessbesell, agente penitenciário do Sindicato da Polícia Penal RS (Sindppen); Mário Flanir Oliveira Martins, presidente do SERVIPOL/SINPOL-RS; Adriana Rezende Alame, coordenadora do setor de Saúde Mental do CAPS de Charqueadas; e deputada estadual Nadine Anflor.
O Seminário Rompendo o Silêncio contou com palestra da Delegada Raquel Peixoto, titular da Delegacia de Polícia do Pronto Atendimento de Bento Gonçalves, que compartilhou suas experiências e destacou a importância de compreender a gravidade do problema e da necessidade de apoio no contexto da saúde mental dos agentes de segurança pública.