O maior evento voltado à capacitação profissional do Rio Grande do Sul capacitou 103 mil pessoas gratuitamente. Com o tema “As oportunidades estão aí. Aproveite”, a Feira de Oportunidades promovida pelo Senac-RS aconteceu de 6 a 11 de maio em todas as escolas e unidades do Senac no Estado. Ao todo, foram mais 800 atividades gratuitas voltadas à qualificação profissional por meio de palestras, cursos, workshops e oficinas. No Senac Camaquã foram capacitadas 3.615 pessoas durante os seis dias da Feira.
A palestra “Mudanças e Desafios”, da jornalista Glória Maria, foi o destaque da programação na capital gaúcha. No dia 7 de maio, mais de 3 mil pessoas estiveram no auditório Araújo Vianna, em Porto Alegre. Durante o encontro, Glória falou sobre sua trajetória de sucesso nos mais de 30 anos como repórter e apresentadora. Em Camaquã, o destaque ficou por conta das palestras ” O profissional valoroso e suas marcas formativas: as oportunidades estão ai!”, que aconteceu no dia 6 às 16h; e o bate-papo “As oportunidades estão ai. Aproveite!”, que aconteceu no dia 7 de maio às 14h na ACIC (rua Júlio de Castilhos, 1140). Ambos tiveram como palestrante a diretora da escola, Denise Sefrin. Além disso, a escola ofereceu o Feirão de Empregos, que acontece em parceria com as empresas de recrutamento e seleção da cidade.
Para o diretor regional do Senac-RS, José Paulo da Rosa, a Feira é um dos mais importantes eventos de incentivo à educação profissional do Rio Grande do Sul. “A Feira foi criada para fomentar a capacitação profissional. As pessoas precisam estar qualificadas para conseguirem uma inserção no mundo do trabalho e é exatamente esse o principal objetivo desse grande evento: qualificar gratuitamente os gaúchos”, ressalta o dirigente.
Para a diretora do Senac Camaquã, Denise Helena Melendez Sefrin, a Feira é o momento de apresentarmos as diversas oportunidades que o mercado de trabalho promove aos jovens da nossa região, bem como auxiliá-los a identificar seus gaps quanto à currículo, entrevistas, etiqueta corporativa, entre outros assuntos que podem impactar no momento da contratação. “A Feira oportuniza, em síntese, um encontro entre candidatos e vagas, vocações e novas possibilidades de trabalho”, complementa.
Criada em alusão ao Dia do Trabalhador, mais de 800 mil pessoas passaram pela Feira de Oportunidades ao longo das 14 edições. O valor da inscrição foi simbólico, mediante a doação de um quilo de alimento não perecível. Neste ano foram arrecadadas mais de duas toneladas de alimentos, que serão destinadas ao Programa Mesa Brasil, do Sesc.