Search
[adsforwp-group id="156022"]

Senac Camaquã realiza mesa redonda com empresários de Camaquã

img_17873_foto_1.jpg

O Senac Camaquã promove na próxima terça-feira (25) uma conversa sobre Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-social). O evento será mediado pela advogada trabalhista Aline Stutzbecher Machado do Escritório Machado & Ribeiro Advocacia. O encontro ocorre entre 19h30 às 21h30 com entrada franca.

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é um projeto do Governo Federal em conjunto com diversos órgãos e entidades (Secretaria da Receita Federal do Brasil, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social e Ministério do Trabalho) que há anos passava por estudos e melhorias para ser implantado.

Para se ter uma ideia, ainda em 2007, por meio do decreto 6.022 de 22 de janeiro de 2007, foi criado o Sistema Público de Escrituração Digital, o SPED, com o intuito de informar a relação entre Fisco e seus contribuintes. Hoje, o SPED é considerado o “pai” do eSocial.

Já em 2009, foi criado um projeto piloto para estender o SPED à área trabalhista e, em 2012, o SPED Social ou EFD-Social passou a se chamar apenas e-Social. A partir do ano seguinte, 2013, iniciou uma nova fase do e-Social, em que ocorreram os lançamentos dos primeiros manuais e layouts. Contudo, foi em janeiro de 2018 que oficialmente o e-Social entra em vigor, por meio do Decreto nº 8373/2014.

Segundo o governo, o eSocial tem o objetivo de unificar o envio das informações, por parte das empresas, sobre os trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais, informações sobre o FGTS, entre outros. A transmissão desses dados se dá somente por meio eletrônico, ou seja, pela internet. E, diferentemente de outras obrigações como a GFIP que possui um sistema (SEFIP) para o envio, o eSocial não tem, ele é gerado automaticamente.

Passados alguns meses do início do eSocial, algumas empresas já enviaram seus dados e entenderam como utilizar o Programa, mas existem muitas dúvidas. E na sua empresa, como está o eSocial? Já passou pelas primeiras fases ou ainda não?

Venha conversar sobre este assunto com quem vive o dia do RH e tirar suas dúvidas.

Mediadora:

Aline Stutzbecher Machado – Advogada Trabalhista e Previdenciária do Escritório Machado & Ribeiro Advocacia

Painelistas:

Mara Martins de Araújo – Contadora do Renova Escritório Contábil

Silvana Siemionko – Assistente de RH do Roxo Centro de Compras

Tatilene Xavier – Assistente de RH da Camaquã Distribuidora

Mesa Redonda: eSocial – Desafios da Adequação

Dia 25/09 

Das 19h 30 às 21h 30

No Senac Camaquã

Evento gratuito.