O Senac Camaquã promove na próxima terça-feira (25) uma conversa sobre Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (e-social). O evento será mediado pela advogada trabalhista Aline Stutzbecher Machado do Escritório Machado & Ribeiro Advocacia. O encontro ocorre entre 19h30 às 21h30 com entrada franca.
O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é um projeto do Governo Federal em conjunto com diversos órgãos e entidades (Secretaria da Receita Federal do Brasil, Caixa Econômica Federal, Instituto Nacional do Seguro Social e Ministério do Trabalho) que há anos passava por estudos e melhorias para ser implantado.
Para se ter uma ideia, ainda em 2007, por meio do decreto 6.022 de 22 de janeiro de 2007, foi criado o Sistema Público de Escrituração Digital, o SPED, com o intuito de informar a relação entre Fisco e seus contribuintes. Hoje, o SPED é considerado o “pai” do eSocial.
Já em 2009, foi criado um projeto piloto para estender o SPED à área trabalhista e, em 2012, o SPED Social ou EFD-Social passou a se chamar apenas e-Social. A partir do ano seguinte, 2013, iniciou uma nova fase do e-Social, em que ocorreram os lançamentos dos primeiros manuais e layouts. Contudo, foi em janeiro de 2018 que oficialmente o e-Social entra em vigor, por meio do Decreto nº 8373/2014.
Segundo o governo, o eSocial tem o objetivo de unificar o envio das informações, por parte das empresas, sobre os trabalhadores, como vínculos, contribuições previdenciárias, folha de pagamento, comunicações de acidente de trabalho, aviso prévio, escriturações fiscais, informações sobre o FGTS, entre outros. A transmissão desses dados se dá somente por meio eletrônico, ou seja, pela internet. E, diferentemente de outras obrigações como a GFIP que possui um sistema (SEFIP) para o envio, o eSocial não tem, ele é gerado automaticamente.
Passados alguns meses do início do eSocial, algumas empresas já enviaram seus dados e entenderam como utilizar o Programa, mas existem muitas dúvidas. E na sua empresa, como está o eSocial? Já passou pelas primeiras fases ou ainda não?
Venha conversar sobre este assunto com quem vive o dia do RH e tirar suas dúvidas.
Mediadora:
Aline Stutzbecher Machado – Advogada Trabalhista e Previdenciária do Escritório Machado & Ribeiro Advocacia
Painelistas:
Mara Martins de Araújo – Contadora do Renova Escritório Contábil
Silvana Siemionko – Assistente de RH do Roxo Centro de Compras
Tatilene Xavier – Assistente de RH da Camaquã Distribuidora
Mesa Redonda: eSocial – Desafios da Adequação
Dia 25/09
Das 19h 30 às 21h 30
No Senac Camaquã
Evento gratuito.
Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) foi vencedor do edital da lei de incentivo…
Encontro ocorrerá na próxima terça-feira (20), no Sindilojas Costa Doce
Fundada em Camaquã, a banda mergulhou no reggae, trazendo influências que transitam entre o Rock,…
Com entrada gratuita, o evento ocorre até o domingo (18), no Parque Dorval Ribeiro
Nada se compara ao aroma irresistível de uma pipoca de cinema estourando na manteigueira, espalhando…
Entenda como participar dos dois certames abertos pela prefeitura
This website uses cookies.