Até o dia 1º de abril, parlamentares ainda podem realizar a troca de partidos políticos, antes das eleições de 2022. Um período conhecido como janela partidária.
Na manhã desta terça-feira (29), a advogada especialista em direito político, Gabriele Valgoi, concedeu entrevista para a Rádio Acústica FM. Durante a conversa, estiveram em pauta as mudanças para este ano eleitoral e o combate a fake news.
Conforme a advogada, neste ano entram em vigor algumas mudanças, como por exemplo as federações partidárias, que são uniões entre partidos que transcendem o período eleitoral. Neste cenário de inovação, também entra em vigor um novo sistema de contagem de votos, no sentido de gênero.
A especialista afirma: “Será uma eleição muito efervescente, do ponto de vista de candidatos se apresentarem, manifestações. Será um pleito eleitoral de muitos embates”.
Questionada sobre as manifestações políticas e suas repercussões no compartilhamento de informações neste ano, a especialista afirma que o Supremo Tribunal Eleitoral possui um programa de combate a fake news.
Confira a entrevista completa na íntegra: