Categories: CidadesGeralJustiça

Servidores camaquenses do judiciário participam de ato em Porto Alegre

Servidores do Poder Judiciário de Camaquã, participam de um ato unificado da categoria nesta terça-feira (08) em Porto Alegre. O grupo se reuniu em frente ao prédio da sede do Ministério Público estadual, antes de se deslocarem até o Tribunal de Justiça do RS.

Nesta terça-feira, somente 30% dos trabalhos estão acontecendo no Foro local. O grupo de servidores também participa de uma caminhada em direção à Assembleia Legislativa do estado. O objetivo é acompanhar a reunião de líderes das bancadas, visando barrar a inclusão do PL 93/2017 na pauta de votação do dia.

Publicidade

A tarde será realizada Assembleia Geral Extraordinária na Praça da Matriz, em frente à Assembleia Legislativa do RS, com pauta única: avaliação e deliberações acerca do movimento grevista. Todos os participantes da manifestação, utilizam camisetas pretas.

Foi protocolado na Assembleia Legislativa no dia 17 de setembro o projeto de lei 407/2019, que confere mais atribuições para oficiais escreventes e escrivães. Conforme o texto da matéria, além das atuais funções, os servidores passarão também a “elaborar minutas de apoio à jurisdição”, atividade que é exercida atualmente por servidores auxiliares de magistrados, que percebem funções gratificadas para tal. Na justificativa da proposta, uma das alegações apresentadas é a de que a mudança trará “otimização da força de trabalho ociosa dos cartórios”.

O projeto gerou polêmica na categoria pois, além de ter sido protocolado no mesmo dia em que os servidores decidiram pela deflagração do movimento paredista, traz um ponto controverso: atribuir novas funções a um cargo que pretendem extinguir. Além disso, em resposta ao projeto de transformação de cargos elaborado pelo Sindjus, a Administração do Tribunal de Justiça alegou que um dos pontos principais que não permitiria a transformação era a diferença nas atribuições entre os Oficiais Escreventes e os Técnicos Judiciários, dentre as quais, a elaboração de minutas de apoio à jurisdição.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Ovos mexidos de hotel? Esse segredo muda tudo no preparo

Nada como acordar em um hotel, descer para o café da manhã e se deparar…

2 minutos ago

INSS: saiba como consultar notificação sobre descontos ilegais

Mensagem será enviada pelo aplicativo Meu INSS

1 hora ago

Jornalista Voltaire Santos assume Relações Institucionais do Grupo Hospitalar Conceição

Grupo Hospitalar Conceição (GHC) é uma das maiores redes hospitalares públicas do país

1 hora ago

ACIC realiza edição especial da Reunião Almoço na ExpoCamaquã

Evento conta com o tema: CMPC e Região da Costa Doce, desafios e oportunidades

2 horas ago

CNH Social atinge mais de 50 mil interessados em primeiro dia de inscrição

Programa oferecerá três mil vagas de carteiras de habilitação ou mudança de categoria

2 horas ago

Prefeitura de Guaíba e Abrazeite fazem lançamento da quarta edição da Olifeira

Evento ocorrerá nesta quinta-feira (15), na Fazenda do Bosque

4 horas ago

This website uses cookies.