Search
[adsforwp-group id="156022"]

Setembro Amarelo: CVVS atuam no combate a depressão e suicídio na capital

Foto: reprodução/Reuters
Foto: reprodução/Reuters

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que por HIV, malária ou câncer de mama. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta maior causa de morte no pais. No Brasil, são cerca de 14 mil casos por ano, em média 38 pessoas cometem suicídio por dia.


A prefeitura de Porto Alegre realizou na última segunda-feira uma caminhada no parque redenção em alusão a campanha de prevenção ao suicídio e valorização da vida. O Setembro Amarelo é uma campanha nacional que iniciou em 2015 através da Associação Brasileira de Psiquiatria. O dia 10 de setembro é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. Em 2022, o lema da campanha foi “A vida é a melhor escolha!

Em Porto Alegre, o Centro de Valorização da Vida atua no acolhimento e prevenção da suicídio. A capital conta com um posto físico localizado na rua José de Alencar, com cerca de 50 voluntários que trabalham 24 horas por dia no município. No Brasil são 120 postos de acolhimento e mais de 4.200 voluntários que fazem o trabalho de atendimento. A reportagem da Acústica FM conversou com a professora e voluntária do CVV de POA, Liziane Eberle a respeito do tema:

Segundo Liziane Eberle, “O CVV trabalha 365 dias durante o ano, 24 horas por dia, atendendo e conversando com as pessoas que precisam de algum tipo de ajuda. É um trabalho sigiloso e anônimo, então o CVV contribui para o Setembro Amarelo o ano inteiro”.

“As pessoas precisam se conscientizar sobre a prevenção do suicídio, quais as causa e os fatores de risco, onde buscar ajuda e ficarem alertas para essa realidade que existe no mundo”. Afirma a voluntária.

A orientação para quem precisar de ajuda é buscar o atendimento em uma das unidades de saúde da Capital, onde é feita avaliação e encaminhamento aos serviços de saúde mental da cidade. Para situações de urgência e emergência, estão em funcionamento os plantões no Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul e no Centro de Saúde IAPI. Além do CVV através do Número 188 também ser uma alternativa.