Search
[adsforwp-group id="156022"]

Sexta-feira será de chuva com aberturas de sol

img_6032_foto_1.jpg

O sol chega a aparecer com nuvens em diversas regiões, mas com períodos de tempo nublado, nesta sexta-feira no Rio Grande do Sul. Ar quente e úmido cobre o Estado, o que trará pancadas de chuva em diversos pontos no decorrer do dia. Algumas áreas já irão ter pancadas de manhã, mas a chuva atinge um maior número de cidades da tarde pra noite.

Serão pancadas típicas de verão, localizadas e que não afetam todas as cidades. Em pontos isolados, podem ser fortes e com altos volumes em curto período. Será um dia quente e abafado.

As mínimas rondam os 15°C em São José dos Ausentes e os 16°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar a 30°C em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 19°C e 29°C.

O fenômeno El Niño, que neste ano é um dos mais intensos já observados, determina mudanças no clima do mundo inteiro. Na América do Sul não é diferente. O RS e o Sul do Brasil experimentam há meses um padrão de chuva acima da média. Julho e outubro tiveram grandes extremos de precipitação com cheias históricas. Trata-se de consequência clássica do El Niño.

Se a chuva cai em abundância em alguns locais, ela falta em outros. Também o El Niño é responsável pelas precipitações muito abaixo do normal em áreas como o Norte e o Nordeste do Brasil. Tempo muito seco na região amazônica deve ser motivo de preocupação. O número de incêndios e queimadas já aumentou muito e tende a crescer ainda mais, destruindo enormes áreas de floresta.

Modelos climáticos usados pela MetSul são unânimes em projetar chuva extremamente abaixo da média em extensa área da região amazônica no próximo trimestre. Já a parte central da América do Sul vai seguir com chuva acima da média histórica na maioria das áreas.