A Mostra da Viticultura 2025 em Camaquã foi o tema central de uma entrevista durante o programa Esquina Democrática, no último sábado (11), na Rádio Acústica FM. O diálogo ocorreu com Mateus Osterberg, produtor rural e presidente da associação de viticultores.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp clicando aqui!
O evento, que ocorrerá nos dias 23 e 24 de janeiro na Praça Zeca Neto, pretende impulsionar o setor e divulgar a produção local de uvas e seus derivados, reunindo produtores e consumidores.
Mateus destacou que a abertura oficial da colheita da uva será no dia 17 de janeiro, na propriedade de Valtencir Gama, no Altos Paraíso Vinhedos, um dos maiores produtores de uva para vinhos e espumantes da região. Ele também mencionou que sua propriedade, na Chácara dos Padres, foca na produção de uva para suco, além de comercializar uva de mesa, mostrando a diversidade da produção local.
A associação de viticultores conta atualmente com sete produtores registrados, mas há espaço para mais participantes. Mateus ressaltou a importância da união dos produtores para fortalecer o setor e buscar assistência técnica, mencionando outros produtores da região, como seu Ilson Yank, produtor de uvas de mesa, e Lenaro, da Santa Auta, que produz suco e vinho.
Sobre a Mostra da Viticultura 2025
A entrevista reforçou o convite para a Mostra da Viticultura 2025, que promete movimentar o setor e valorizar a produção local. A Mostra da Viticultura 2025 contará com a venda de uva in natura, sucos, vinhos, espumantes, bolos, bolachas, geleias e outros produtos derivados da uva. O evento tem o apoio da prefeitura, da Rádio Acústica FM, do Sicred e da Fortral.
A produção que conta com uva Bordo, Niágara Branca e Niágara Rosa será comercializada em diversos derivados do produto. Todos os produtores contam com o apoio dos familiares para o plantio, colheita e produção de outros itens. Algumas famílias mantem a comercialização dos produtos ao longo do ano em suas propriedades, como forma de incentivar a economia local e visitação aos parreirais.