Search
[adsforwp-group id="156022"]

Sistema de videomonitoramento já auxiliou na solução de crimes em Camaquã

img_9592_foto_1.jpg

O sistema de videomonitoramento já auxiliou na solução de crimes em Camaquã. A informação foi dada durante a cerimônia de inauguração da Sala de Videomonitoramento, no Centro Administrativo Municipal. O sistema conta com 25 câmeras com imagens full HD e sala de monitoramento, e foi possível através de recursos próprios e emenda parlamentar, totalizando R$ 1.177.221,00.

Na ocasião, o prefeito João Carlos Machado explanou sobre os entraves burocráticos próprios do processo licitatório que provocaram a demora na implantação do sistema. Machado salientou os benefícios que um sistema de videomonitoramento oferece a comunidade: “É um sistema fantástico e mesmo sem ter um operador no momento, com imagens sendo registradas em um banco de dados, ajudou a solucionar diversos crimes na cidade”.

Por determinação do Ministério da Justiça o quantitativo de operadores para atuação em turnos de 6 horas ou de 12 horas é de um policial para no máximo 8 câmeras de vigilância. Conforme o major do 30° BPM, Marcelo Ferreira diante da dificuldade designar uma equipe para o monitoramento, foi implantado um “espelhamento” no quartel da Brigada. “São imagens que potencializam os olhos dos profissionais da Brigada Militar”, destaca o major.

O objetivo de implantar a tecnologia de monitoramento por câmeras tendo como foco pontos estratégicos no perímetro urbano da cidade, como forma complementar a atuação preventiva e repressiva das instituições de segurança pública, proporcionando a comunidade mais segurança e qualidade de vida. A elaboração do projeto base foi realizado pela Prefeitura, sendo os pontos estratégicos para a implantação das câmeras definido pela Brigada Militar. A Brigada Militar também ficou responsável pela operação do sistema.

O repórter da Acústica FM, Alex Soares, esteve na inauguração e conversou com o prefeito João Carlos Machado, o Major Marcelo Ferreira, o Delegado Vladimir Urach e o Capitão Pierobom. Confira as entrevistas: