Search
[adsforwp-group id="156022"]

Sobe para 52 número de casos de mormo no Rio Grande do Sul

img_7624_foto_1.jpg

O Rio Grande do Sul tem 52 casos de mormo confirmados em equinos desde junho do ano passado, quando a doença foi detectada pela primeira vez no Estado. A maioria dos casos é registrada em Cruz Alta e Santo Antônio das Missões. 

Até agora, 36 animais foram sacrificados. O restante dos equinos estão isolados, já que não foram sacrificados em razão de liminares que impendem o procedimento. Segundo a Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação, foram constatados focos da doença em 32 locais no Rio Grande do Sul. 

A estimativa da Secretaria de Agricultura e Pecuária é de que mais de 90 mil testes tenham sido realizados desde o primeiro caso confirmado de mormo no Estado. São cerca de 300 mil equinos no Rio Grande do Sul.

 

A doença

O mormo é uma doença infecciosa que acomete os equinos. Não há vacina e nem tratamento para a doença que é causada por bactéria. 

A doença é transmitida pelo contato com o material infectante, pelas vias aéreas, principalmente por secreções ou por bebedouros ou comedouros.