Search
[adsforwp-group id="156022"]

Sobe para seis o número de ataques a bancos no RS durante fim de semana

img_3724_foto_1.jpg

Um arrombamento em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre, na noite deste domingo (21), elevou o número de ataques a agências bancárias cometidos no Rio Grande do Sul durante o final de semana. Foram seis crimes do mesmo tipo registrados desde madrugada de sábado (20).


No caso mais recente, uma agência do Banrisul foi invadida no Centro de Gravataí. A Brigada Militar foi acionada às 19h30 depois, que vigilantes chegaram ao local e constataram que a porta estava aberta. Policiais militares foram ao local, e verificaram que dois caixas eletrônicos haviam sido arrombados com a utilização de maçaricos. As câmeras de monitoramento e o sensor de fumaça foram desligados. Uma pessoa foi detida para averiguação, mas não houve confirmação de participação no crime.


Durante a madrugada de domingo, ocorreram mais dois roubos semelhantes. Em Estância Velha, um caixa eletrônico do Sicredi foi explodido por volta das 5h30min. Moradores ouviram um forte barulho e chamaram a Brigada Militar. Quando os policiais chegaram na agência, na Rua João XXIII, bairro Rincão dos Ilhéus, encontraram os vidros quebrados e um caixa eletrônico aberto.
Os criminosos não teriam conseguido levar o dinheiro. O local está isolado para a conclusão da perícia. A polícia busca imagens de câmeras de segurança dos estabelecimentos próximos para tentar identificar os criminosos.


A outra ocorrência ocorreu na Região Metropolitana, onde quatro criminosos entraram em agência do Bradesco, que fica na Avenida Santos Ferreira, bairro Marechal Rondon, em Canoas. Eles abriram um buraco na parede dos fundos do banco, que fica ao lado de um terreno baldio. O objetivo era chegar ao cofre, que não foi acessado. Segundo a Brigada Militar, nada foi levado. Quando a polícia chegou ao local, os bandidos já haviam fugido.


A onda de ataques começou no sábado de madrugada, quando um grupo formado por seis a oito criminosos explodiu uma agência do Banco do Brasil e trocou tiros com a polícia em Dois Lajeados, no Vale do Taquari. A quadrilha fugiu em dois carros.
Uma perícia foi realizada no banco pela manhã, na qual foi constatada que os criminosos usaram explosivos para abrir os caixas eletrônicos e o cofre. O material que havia dentro da agência ficou revirado em função da explosão. A Polícia Civil da cidade de Guaporé deu início às investigações, e repassará ao Departamento Estadual de Investigação Criminal (Deic).


“Provalemente foi alguém que domina a técnica. Denota experiência de quem fez, não é nenhum amador”, disse ao G1 o delegado titular do Deic, Joel Wagner.
segundo ataque ocorreu entre a noite de sexta-feira e a madrugada de sábado em Canguçu, no sul do Estado. Conforme informou a Brigada Militar, o arrombamento da agência bancária foi constado por volta das 12h de sábado, quando um cliente foi retirar dinheiro do terminal. Ao perceber que a grade foi serrada, ele entrou em contato com a BM.


Ainda no sábado à noite, o alvo foi um caixa eletrônico da agência do Banrisul no Centro de Três Forquilhas, no Litoral Norte. Os bandidos deixaram uma fita na porta para manter destrancada e voltaram após o fechamento da agência. A quantia em dinheiro roubada não foi informada.