Muitas nuvens cobrem o Oeste e o Sul do Rio Grande do Sul nesta segunda-feira devido à influência de área de menor pressão atmosférica. As Metades Oeste e Sul do Estado têm chuva durante parte do dia. Alguns dados indicam a possibilidade de chuva muito volumosa entre o Noroeste do Uruguai e o Oeste gaúcho. Já nas demais regiões, o sol aparecerá com nuvens em meio a períodos de tempo nublado e a possibilidade de chuva mais localizada.
A massa de ar quente e úmida persiste e traz mais um dia abafado para o mês de abril. O calor é forte no Noroeste e no Norte.
As mínimas rondam os 15°C em São José dos Ausentes e os 17°C em Vacaria. As máximas, por sua vez, podem chegar aos 35°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 21°C e 30°C. Em Camaquã, as temperaturas variam entre 22ºC e 24ºC.
O avanço de frente fria organizou uma linha muito definida de temporais que cruzou por grande parte do Rio Grande do Sul com tempo severo. Várias cidades registraram chuva forte. Nas áreas de Uruguaiana e Quaraí os acumulados variaram entre 50 mm e 60 mm no fim de semana.
Os maiores problemas, entretanto, foram causados pelo vento em muitas cidades. Em Uruguaiana, o anemômetro do Aeroporto Internacional Rubem Berta anotou rajadas de 113 km/h na chegada do temporal. Em Santa Rosa, a força da ventania arrastou e chegou a virar pequenas aeronaves no aeroclube do município. Outros municípios do Centro e do Oeste do Estado tiveram quedas de árvores e postes. Mais de 200 mil pessoas ficaram sem luz no Rio Grande do Sul devido aos temporais do sábado, principalmente, na área de concessão da AES Sul.