Search

Solução tecnológica deve diminuir tempo de apuração dos votos no RS

Os municípios que costumam apresentar dificuldade ou lentidão na apuração dos votos da urna eletrônica contam, agora, com uma novidade. Pela primeira vez, o Tribunal Regional Eleitoral do RS (TRE-RS) utilizará um procedimento em que os dados das votações serão remetidos às juntas eleitorais, onde se dá a totalização, diretamente através da internet. Essa mudança deve diminuir o tempo total da apuração do resultado das Eleições 2012 no Estado.

Assim, o novo método beneficiará, principalmente, as localidades que não possuem Zona Eleitoral (ZE) própria e têm dificuldade de transporte até o seu município sede. Normalmente, os pen drives que contêm as informações da urna eletrônica são transferidos fisicamente até a junta eleitoral.

De acordo com a solução, o Tribunal utilizará computadores locais conectados à rede interna do TRE-RS. Através de um pen drive, será inicializado um sistema próprio do TRE-RS que fará a criptografia dos dados a serem transmitidos. Assim, o nível de segurança do processo se equivale ao da própria urna eletrônica.

A escolha das localidades que participarão da iniciativa se deu a partir do levantamento das ZEs com a apuração mais lenta em pleitos anteriores. Essas foram as primeiras escolhidas. Em seguida, outras cidades do Estado foram convidadas a manifestar interesse pela novidade. No RS, 61 pontos de transmissão serão instalados em 53 municípios.

Esta é a segunda vez que os pontos de transmissão remotos serão utilizados no Brasil. De forma pioneira, os TREs de Tocantins, Amazonas, Ceará, Rondônia e Pará desenvolveram e utilizaram o recurso nas eleições de 2010. Por conta do sucesso dessa iniciativa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) formalizou um grupo de trabalho que possibilitará a utilização do método no Rio Grande do Sul e nos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rondônia, Piauí, Roraima, Rio Grande do Norte, Tocantins.

Clique aqui para conferir a tabela com os municípios que realizarão a transmissão remota de dados em 2012.