Search
[adsforwp-group id="156022"]

SPH recupera sinalização náutica do Arroio São Lourenço

img_2375_foto_1.jpg

A Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) informa que a recuperação do balizamento no Arroio São Lourenço, principal acesso das embarcações à Lagoa dos Patos foi concluída. A operação estava entre as demandas apresentadas durante audiência pública realizada no dia 19 de janeiro, em São Lourenço do Sul, e foi executada por equipes da SPH no ultimo final de semana.

O Superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar, explicou que o trabalho foi complexo. Segundo ele, desde março de 2011, quando ocorreu uma forte enxurrada naquela região, a SPH desenvolveu várias ações para recuperação do canal de navegação. Foram feitos levantamentos batimétricos e estudos ambientais. “Em novembro do mesmo ano, foi obtida a licença ambiental para efetuar dragagem de desassoreamento e recuperação parcial da sinalização náutica na foz do arroio São Lourenço, obra esta que concluímos neste final de semana”, disse.

A restauração do balizamento naquele ponto, segundo Obelar, tem uma representatividade econômica muito grande para aquela região, já que o arroio é o principal acesso aos estaleiros de recuperação naval, bem como para a indústria da pesca e do turismo. “Com o investimento de R$175.000,00, a SPH restaurou a ligação do município de São Lourenço com a Lagoa dos Patos, dando condições de retomada às atividades dos estaleiros navais , industria da pesca e do turismo, de grande importância econômica para o município”, observou.

A expectativa era concluir a operação em 90 dias, já que a operação só poder ser realizada com condições climáticas favoráveis. No entanto, o trabalho foi concluído em menos de 15 dias após a divulgação do prazo.