Search
[adsforwp-group id="156022"]

Star Wars: fãs estão decepcionados com Luke Skywalker

Divulgação
Divulgação

O treinamento de Luke Skywalker do jovem Grogu sensível à Força é mostrado no Livro de Boba Fett , mas Skywalker está repetindo os erros de Yoda que contribuíram para a queda da Ordem Jedi . Luke se tornou um Cavaleiro Jedi no final de O Retorno de Jedi , mas como o único membro sobrevivente da antiga ordem, a responsabilidade recaiu sobre ele para reconstruí-la após a queda do Império Galáctico. A antiga Ordem Jedi, no entanto, era extremamente falha. Mas o jovem Luke Skywalker cometeu o erro de repetir suas falhas, como mostrado em Star Wars: The Last Jedi e The Book of Boba Fett .

A trilogia prequela de Star Wars enquadra os Jedi como cavaleiros heróicos, mas falhos, da República. Embora seus objetivos sejam benevolentes, a ordem tornou-se muito enredada na política da República, tornando-se uma força paramilitar para um governo que gradualmente representou os interesses dos lobistas corporativos mais do que seus cidadãos. Além disso ,  os Cavaleiros Jedi de Star Wars  foram ensinados pela Ordem a suprimir suas emoções. O apego aos outros era proibido, tornando a vida de um Jedi solitária e indiscutivelmente insalubre, emocionalmente atrofiada de várias maneiras.

O código restritivo da Ordem Jedi deixou Anakin Skywalker ansiando por uma vida melhor e o conselho banal de Yoda para ele só o fez se sentir pior ao temer por Padme. O desespero de Anakin funcionou perfeitamente nos planos de Palpatine, cujos ensinamentos do lado sombrio fizeram os Sith parecerem muito mais atraentes para Anakin do que para os Jedi. Isso levou à transformação de Anakin em Darth Vader e a subsequente destruição da Ordem Jedi. Luke Skywalker, infelizmente, reconstruiu a Ordem Jedi com os mesmos ideais ultrapassados, como mostrado em O Livro de Boba Fett , ajudando a explicar por que seu sobrinho, Ben Solo, seguiu um caminho semelhante ao de Anakin.

Luke Skywalker é mostrado dizendo a Grogu para evitar o apego, fazendo-o escolher entre a vida de um Mandaloriano (que prioriza seus amigos, família e clã) e a de um Jedi (que renuncia a essas conexões). Luke implica em The Last Jedi que ele repetiu as falhas dos Jedi da era prequel e The Book of Boba Fett mostra isso diretamente. Com isso em mente, a queda de Ben Solo para o lado sombrio e a transformação no Cavaleiro de Ren, Kylo Ren, faz sentido, já que ele foi colocado no mesmo ambiente insalubre que tornou seu avô suscetível ao lado sombrio, e ambos foram alvo de Darth Sidious.

A Ordem Jedi já foi uma organização muito mais saudável, como mostrado no projeto multimídia Star Wars: The High Republic . A ordem costumava ser amplamente apolítica, seus cavaleiros teriam uma definição e conexão únicas com a Força, e anexos, como amizades e romances íntimos, eram permitidos. Ao se tornar  o Grande Mestre Jedi, no entanto, Yoda fez de seus pontos de vista, que incluíam repressão emocional e desapego, as únicas práticas aceitas para a Ordem Jedi. Embora suas intenções fossem boas, em última análise, ele fez um desserviço a seus alunos e criou uma vulnerabilidade que os Sith um dia explorariam.

As ações de Luke Skywalker são desconcertantes, dada sua caracterização na trilogia original de Star Wars . Luke foi definido por seus apegos a seus amigos e familiares, usou seu coração na manga e, finalmente, ganhou o dia desobedecendo o conselho de Yoda e Obi-Wan Kenobi. A recusa de Luke em suprimir ou ser controlado por seus apegos e emoções foi responsável pela redenção de seu pai e a derrota do Imperador, então reconstruir uma Ordem Jedi que proíbe isso faz pouco sentido. Embora inconsistente com seu comportamento em O Retorno de Jedi , Luke Skywalker repetindo os erros de Yoda em O Livro de Boba Fett vincula-se ao seu comportamento em Os Últimos Jedi e garante a destruição da Ordem Jedi mais uma vez