Search
[adsforwp-group id="156022"]
Fenômeno

Superlua do Esturjão: como observar na noite desta terça-feira?

Saiba qual o melhor horário para acompanhar o fenômeno
Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

Na noite de terça-feira (1), uma superlua será visível em várias regiões do país. As informações foram divulgadas pelo Observatório Nacional.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui! 

No caso da “superlua”, o fenômeno ocorre quando a lua cheia coincide com o perigeu, o ponto em que a ela está mais próxima da Terra em sua órbita. Nesse momento, a lua parece maior e mais brilhante aos olhos dos observadores terrestres.

No fenômeno conhecido como perigeu, a distância entre o satélite e a Terra é reduzida a menos de 360.000 km.

De acordo com a NASA, uma atual Superlua está sendo apelidado de “Superlua de esturjão”, em alusão a um peixe que é amplamente encontrado nos Grandes Lagos da América do Norte. Esses lagos, situados entre o Canadá e os Estados Unidos, são conhecidos por serem uma vasta extensão de água doce.

Para presenciar o fenômeno, não é necessário nenhum equipamento especial – basta direcionar o olhar para o céu no momento em que a Lua emergir no horizonte, precisamente às 17h43.

A localização geográfica e as condições climáticas desempenham um papel crucial na facilidade de localização e na percepção das variações na aparência do astro.

Tags: Brasil, Variedades