Search
[adsforwp-group id="156022"]
Segurança

Susepe realiza revista em presídio de Canguçu

Cerca de 70 apenados foram revistados na última quarta-feira (11)
Foto: Divulgação/Susepe
Foto: Divulgação/Susepe

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) do Rio Grande do Sul fez uma revista no Presídio Estadual de Canguçu (Pecang) na última quarta-feira (11). A ação tinha o objetivo de manter a ordem e a disciplina, além de buscar materiais ilícitos.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Participaram da ação os servidores da 5ª Região, agentes do Grupo de Intervenção Regional (GIR-5), da Agência Regional de Inteligência Penitenciária (Aripen) e do estabelecimento prisional.

Segundo informações, atualmente há 73 presos no complexo carcerário, o qual todos foram revistados durante o procedimento.

O diretor do Pecang, Fernando Zacotégui, elogiou a equipe de servidores pelo trabalho que vem sendo prestado. Ao final da operação, não foi constatada a presença de materiais ilícitos.

Susepe

A Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) é um órgão do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, inicialmente, era vinculada à Secretaria do Interior e Justiça.

Estruturada pela Lei nº 5.745, de 28 de dezembro de 1968, é responsável por planejar e executar a política penitenciária do Estado, vindo a substituir os extintos Departamentos dos Institutos Penais.

A Susepe surgiu da desvinculação administrativa das prisões da Polícia Civil, após o movimento nacional de criminalistas, penitenciaristas e defensores da humanização da execução das penas privativas de liberdade, que almejavam a ressocialização dos presos, fato esse pioneiro no Brasil. Com isso, o trabalho prisional passa a ser o foco nesse novo conceito, deixando de ser visto como forma de punição e estabelecendo-se como um direito de todo recluso.

A rede prisional administrada pela Susepe compreende unidades classificadas por albergues, penitenciárias, presídios, colônias penais e institutos penais, acolhendo presos dos regimes aberto, semiaberto e fechado.

Tags: SEGURANÇA, segurança pública, Susepe