Search
[adsforwp-group id="156022"]
Dengue na região

Tapes realiza força-tarefa durante mobilização contra a dengue

Objetivo é evitar o surgimento de casos no município
Tapes realiza força-tarefa durante mobilização contra a dengue
Tapes realiza força-tarefa durante mobilização contra a dengue. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Tapes informou que mantém uma intensa mobilização com ações voltadas ao combate e prevenção do mosquito Aedes aegypti. Diariamente, uma força-tarefa composta por Agentes Comunitários de Saúde e Vigilância Ambiental realizam diversas atividades de combate e conscientização sobre a dengue.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Entre as atividades rotineiras estão as seguintes:

– Visitas aos Pontos estratégicos (PE): ferro velho, cemitério, alguns pontos de reciclagens e borracharias.

– LIRA-a – Levantamento Rápido de Índices: são realizadas visitas nos bairros por quarteirões, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, além de repassar orientações aos moradores sobre os cuidados preventivos ao mosquito.

– LI+T – Levantamento de índice + tratamento: são realizadas visitas nas residências, por bairro, onde são feitas orientações e tratamento manual (eliminação dos criadouros com água parada).

– Ações com NASF – Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica: são realizadas visitas nas escolas, onde nas Creches as equipes repassam orientações aos professores, e em escolas de nível fundamental e médio é realizado orientação aos professores e alunos.

– PVE – pesquisa vetorial especial: é realizando quando é identificado larvas ou o mosquito adulto aedes aegypti em alguma residência.

– A equipe da Vigilância Ambiental também tem reforçado a campanha nas escolas. A parceria com os professores é fundamental para estas atividades.

Ainda de acordo com a prefeitua, mesmo com as equipes reforçando as orientações e ações de limpeza, muitos moradores são resistentes em se desfazer de materiais que favorecem a reprodução do mosquito Aedes, como pneus velhos e demais utensílios que possam acumular água.

Denúncias ou maiores informações poderão ser registradas no Setor de Vigilância Sanitária e Ambiental, situada na rua Edmundo Dreher, 573, ou pelos fones (51) 3672.5202 / (51) 3672 5200, ramal 5516.

Tags: Cidades, Costa Doce, dengue, Saúde, Tapes