A cidade de Tapes subiu 981 posições no Índice Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (FIRJAN) de Desenvolvimento Municipal. O Índice FIRJAN acompanha anualmente o desenvolvimento socioeconômico de todos os mais de 5 mil municípios brasileiros em três áreas de atuação: Emprego & renda, Educação e Saúde.
Criado em 2008, esse ranking é feito, exclusivamente, com base em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde. O período de pesquisa da FIRJAN foi de 2013 a 2016.
Mesmo com um momento de crise econômica e política no país, o município de Tapes subiu 981 e agora ocupa a colocação de número 1962 no Brasil, com um crescimento nacional de 33,33%. Já no Estado do Rio Grande do Sul, Tapes subiu 82 posições desde 2013.
Para o Prefeito de Tapes, Silvio Rafaeli, é uma meta extremamente importante que a cidade de Tapes atinge. “Nosso foco está na saúde, educação e assistência social e ficamos felizes em ver a evolução de Tapes no Índice FIRJAN”.
Desde 2014, a metodologia do Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) foi aprimorada para captar os novos desafios do desenvolvimento brasileiro para esta nova década. Sua metodologia possibilita determinar, com precisão, se a melhora relativa ocorrida em determinado município decorre da adoção de políticas específicas ou se o resultado obtido é apenas reflexo da queda dos demais municípios.