Search
[adsforwp-group id="156022"]

Tarso defende permanência de jovens no meio rural

img_319_foto_1.jpg

Representantes da Juventude Rural da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag) foram recebidos, nesta quinta-feira (19), pelo governador Tarso Genro, no Palácio Piratini, para a debater medidas de incentivo ao desenvolvimento e à permanência do jovem no meio rural. O encontro aconteceu durante a III Marcha Estadual da Juventude Rural, que reuniu cerca de 1,2 mil jovens de diversas regiões do Estado, com a temática “Campo com gente, campo contente”. 

Sobre os pleitos apresentados, Tarso afirmou que muitos já estão sendo encaminhados pelas secretarias competentes, como no caso do Plano Safra-RS, e que medidas podem ser tomadas no curto e médio prazos. O governador e o titular da Secretaria de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, Ivar Pavan, conversaram também com os participantes da Marcha que estavam em frente ao Palácio Piratini. “A pauta que vocês nos trazem, por meio desta forte mobilização política, nos orgulha e aumenta nossa responsabilidade, porque inverte a temática do êxodo rural e enfatiza que o jovem quer ficar no campo e viver com qualidade”, destacou o chefe do Executivo.

Pavan, que já havia se reunido com os líderes do movimento, na quarta-feira (18), enfatizou a importância do ato para garantir o processo democrático. “Manifestações como esta nos ajudam a construir políticas públicas e nos mostram que a agricultura familiar tem força para se expandir no Estado”. Uma nova reunião foi marcada para o próximo mês, para que o Governo do Estado apresente ao Movimento as possíveis soluções.

A coordenadora estadual da Juventude Rural da Fetag, Josiane Einloft, expôs as demandas do movimento e destacou que a pauta foi elaboradas após 16 eventos de regionais, com a participação de jovens que trabalham no campo, sendo divididas em sete temáticas: Acesso à Terra, Inclusão Digital, Educação Rural e Profissionalização, Geração de Renda e Cooperativismo, Irrigação e Infraestrutura, Políticas Públicas e Cultura, Esporte e Lazer. 

Josiane destacou, ainda, a importância de atuar em conjunto com o Governo do Estado.”O diálogo com as secretarias é importante para apresentar as nossas necessidades aos órgãos públicos. A Secretaria de Desenvolvimento Rural é encarregada de muitas das nossas demandas e tem se mostrado uma grande parceira”, afirmou. 

Marcha 
A III Marcha Estadual da Juventude Rural é um evento organizado pela Juventude Rural da Fetag que acontece a cada quatro anos, com o intuito de realizar ações que promovam o desenvolvimento e a qualidade de vida dos jovens do campo.