Search
[adsforwp-group id="156022"]

Taxa de ocupação de UTIs é próxima de 100% no Hospital Conceição, afirma diretor do grupo

img_39434_foto_1.jpg

A taxa de ocupação do Grupo Hospitalar Conceição até a manhã desta quarta-feira (24) estava próxima de 100%, de acordo com o diretor administrativo e financeiro da instituição, Cláudio Oliveira. O hospital deve abrir ainda 36 novos leitos clínicos para auxiliar a intensa demanda de atendimentos a pacientes que possuem complicações causadas pela Covid-19.

Em entrevista ao programa Primeira Hora, nesta manhã (24), o diretor detalhou a realidade vivida pelos médicos na busca de proporcionar refúgio aos pacientes. Segundo Oliveira, está ocorrendo altos índices de internações pelo coronavírus e superlotação no local: “as consequências do carnaval ainda serão sentidas, provavelmente na próxima semana”, lamenta.

Conforme o médico, a situação enfrentada pelos profissionais no momento é de “alto estresse do sistema de saúde”. Após o primeiro contato com o pronto socorro, o paciente que apresenta sintomas positivos para Covid-19, é encaminhado para confirmação, realização de exames e passam para protocolos de atendimento no hospital se necessário ou autorizado para isolamento em casa. Neste momento pacientes de sintomas leves são indicados a buscarem atendimentos nas redes de saúdes de atenções básicas em postos de saúde: “estamos recebendo no Pronto Socorro (PS) somente casos graves”. O diretor pontual que o PS chega atender mais de 400 pessoas por dia quando não há restrições.

Durante a fala, o médico comparou a situação da pandemia com o mês de julho de 2020, quando houve o agravamento da doença no Brasil, o primeiro impacto ocorreu em abril, passando para julho e final de agosto: “para atender pacientes com coronavírus, precisamos parar outros atendimentos”, enfatiza.

Durante a entrevista, a enfermeira e apresentadora do programa Tua Saúde, Fábia Richter, participou da conversa alertando sobre notícias falsas que circulam nas redes sociais em relação ao atendimento na instituição. A profissional ainda trouxe informações preliminares sobre novas variantes do coronavírus.

O Grupo Hospitalar Conceição que atende municípios de todo o Estado, 100% SUS, conta com aproximadamente 11 mil pessoas trabalhando nas estruturas entre médicos, enfermeiros, residentes e outros profissionais. São 9204 funcionários no quadro, 831 contratos temporários autorizados pela necessidade de atendimento na pandemia e cerca de 600 médicos residentes.

Além da sede, são mais 12 postos de saúde e uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) que já atingiu três vezes a taxa de ocupação máxima de estrutura nesta semana.

Confira a entrevista completa: