Agro

Tecnologia sulco-camalhão é destaque na programação da Abertura da Colheita do Arroz

Uma das tecnologias em destaque na 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas é o uso do sistema sulco-camalhão. A tecnologia possibilita a diversificação de culturas em terras baixas – especialmente soja e milho em rotação com o arroz – ao auxiliar na drenagem e irrigação do solo nas áreas de várzea. O estudo desenvolvido há mais de cinco anos vem animando produtores em diferentes regiões do Estado gaúcho, inclusive, possibilitando a realização de duas safras ao longo do ano, sendo foco de atenção no programa Duas Safras, uma iniciativa do Governo do RS, Farsul e inúmeros parceiros.

Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!

Publicidade

Durante a 34ª edição da Abertura da Colheita, a tecnologia será demonstrada em lavouras experimentais, inclusive na lavoura de soja da cultivar BRS 5804 da Embrapa, que divide também a lavoura com a cultivar de soja da Basf, e estas duas compartilham o espaço com a lavoura de arroz irrigado a ser colhida oficialmente, a lavoura Breno Prates. Nesta área será possível visualizar, segundo o pesquisador José Maria Barbat Parfitt, responsável pela tecnologia, o uso do processo de suavização do solo, a estruturação da lavoura para a irrigação por sulcos e a obtenção, ao mesmo tempo, do grande benefício em drenagem.

“Mesmo em ano de enfrentamento do El Niño, com chuvas intensas no período da Primavera, enfrentamos momentos de seca nas lavouras, demonstrando que a tecnologia é muito importante para as ocorrências de estresse hídrico, embora ainda não tenhamos os dados suficientes para avaliar a safra 2023/24”, disse.

Mesmo sem os dados oficiais, ele considera uma tecnologia diferenciada, onde há muitos produtores que não a conhecem e os resultados de safras anteriores são animadores.

“A tecnologia possui resultados positivos ao obter 30 sacas de soja por hectare, e ainda, mais do que dobrar a produção da cultura de milho como tem ocorrido ao longo desses anos”, disse.

No primeiro dia do evento, 21 de fevereiro, às 14h, os produtores poderão conhecer os avanços e as experiências com a tecnologia, contados pelos próprios produtores, no estande institucional da Embrapa, na avenida principal da Abertura da Colheita. Nesta oportunidade será possível acompanhar os avanços da tecnologia experimentados pela Condado Soluções Agrícolas e pela Pipe BR. O produtor rural Daniel Hoerbe, de Cachoeira do Sul, apresentará os dados de produção da sua propriedade.

A 34ª Abertura Oficial da Colheita do Arroz e Grãos em Terras Baixas, acontece entre os dias 21 e 23 de fevereiro, na Estação Experimental Terras Baixas, em Capão do Leão, numa promoção conjunta entre a Federarroz, Embrapa, Senar/RS e Irga.

Fonte: Embrapa Clima Temperado

Gil Martins

Comunicador e apresentador na Rádio Acústica FM, com mais de 20 anos de atuação na área da comunicação.

Recent Posts

Hoje na história: 01 de maio – Primeira aparição de Bob Esponja

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

7 horas ago

Fumaça preta causada por queima irregular de lixo assusta moradores em Camaquã

O incêndio foi registrado no final da tarde desta quarta-feira (30)

13 horas ago

Açougue é interditado por falta de higiene em Sentinela do Sul

Ao todo, 1,5 tonelada de alimentos impróprios foram apreendidos durante as fiscalizações realizadas em três…

14 horas ago

Agências bancárias estarão fechadas no feriado pelo Dia do Trabalho

Na sexta-feira (02), o atendimento ao público segue normalmente

16 horas ago

Saiba quais são as regras para trabalhar no feriado de 1º de maio

Confira o que diz a Lei e como proceder em caso de irregularidades

16 horas ago

This website uses cookies.