Um forte temporal atingiu o Rio Grande do Sul na noite de domingo (1º) e madrugada de segunda-feira (2), causando transtornos em diversas regiões do estado. Em Camaquã, diversos são os relatos de falta de energia elétrica, tanto na área urbana, quanto rural.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
Levantamento realizado pela Rádio Acústica FM, com base em informações de ouvintes que interagem nesta manhã, dão conta de estragos e prejuízos em diversos pontos. Há relatos de destelhamentos em localidades como Cerca de Pedra e Chácara Velha, além de postes e fios caídos nas localidades de Bonito, Campestre, Capitão Jango e Santa Auta.
Já na área urbana de Camaquã, os relatos principais são de falta de energia elétrica e fios, postes e árvores caídos. Os relatos de falta de luz ocorrem principalmente no Jardim do Forte, Bom Sucesso, carvalho Bastos, Ouro Verde e Santa Marta.
Além de Camaquã, estrados acontecem também em outras cidades gaúchas
De acordo com as distribuidoras CEEE Equatorial e RGE, mais de 440 mil clientes estão sem energia elétrica, sendo 250 mil apenas na área de concessão da CEEE Equatorial.
Cidades como Porto Alegre, Alvorada, Viamão, Sentinela do Sul, Camaquã e Osório foram as mais afetadas pela falta de energia. Além dos apagões, há registros de destelhamentos, queda de árvores e outros danos em diversas localidades.
Municípios da Campanha, Fronteira Oeste e Região Central também foram atingidos pelo temporal. Uruguaiana, Aceguá, Candiota, Cacequi e São Francisco de Assis são alguns dos locais que registraram destelhamentos e falta de energia.
As distribuidoras orientam a população a manter distância de fios e cabos ao solo e a comunicar qualquer incidente pelos canais de atendimento. Equipes de manutenção trabalham intensamente para restabelecer o fornecimento de energia e avaliar os danos causados pelo temporal.
A Defesa Civil estadual e municipal está monitorando a situação e prestando auxílio às famílias atingidas.