Neste sábado (13), quase todo o Rio Grande do Sul deve ser atingido por temporais. O aguaceiro acontece devido a um sistema de baixa pressão que age sobre o Estado desde o fim da noite de sexta-feira (12) e a madrugada deste sábado (13). O fenômeno deve originar um ciclone extratropical, com altos volumes de chuva, ventania e descargas elétricas, segundo a Somar Meteorologia.
Na sexta, a Defesa Civil do RS lançou um alerta sobre o temporal que deve atingir o Estado neste fim de semana. De acordo com o órgão, as regiões que apresentam maior risco são: fronteira oeste, noroeste, centro-norte, norte, campanha, região metropolitana e litoral.
Canela, São José dos Ausentes, Vacaria, Pelotas, Rio Grande e Chuí estão entre as cidades que podem registrar as maiores precipitações, informou a Somar. Moradores dessas regiões devem ficar atentos em relação ao perigo de alagamentos.
Em Camaquã, o aguaceiro pode chegar logo no início da manhã. A temperatura deve ficar entre 15ºC e 24ºC. Durante o dia, mesmo com o temporal perdendo força, a chuva deve seguir agindo sobre a região, intercalando com períodos de nebulosidade.
No domingo (14), segundo a Somar, apenas algumas regiões do Estado devem ser atingidas pela chuva. Entre elas, o Litoral Norte, a Serra e o Noroeste.