Search
[adsforwp-group id="156022"]

Terça-feira terá sol e temperatura amena no Estado

img_8403_foto_1.jpg

A terça-feira começa com nuvens e as primeiras horas ainda têm instabilidade com chuva, localmente forte, e risco de granizo isolado. No decorrer do dia, o sol aparece na maior parte do Estado. Com ar mais quente e úmido, paredes e pisos ficam molhados em várias cidades. Há possibilidade de nevoeiro em alguns locais ao amanhecer. 

Com ar quente sobre o Estado, a tarde deve ter marcas agradáveis e até elevadas em algumas localidades, mas esfria à noite com formação de nevoeiro. Porto Alegre pode ter sol e nuvens com períodos de nublado, mas com instabilidade na primeira metade do dia. 

As mínimas rondam os 7ºC em Bagé e os 8ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 23°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 11°C e 19°C. Em Camaquã, a temperatura varia entre 12ºC e 18ºC.

O Estado teve segunda-feira de instabilidade e que veio com temporais. O motivo foi a formação de frente quente sobre o território gaúcho com o avanço de ar quente de Norte que, ao encontrar o ar frio ao Sul, formou de forma explosiva nuvens muito carregadas no fim do domingo e na madrugada de segunda. 

Para se ter ideia do contraste térmico, ao amanhecer Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná, tinha 22ºC e Pelotas, no Sul gaúcho, 11ºC. Corrente de jato em baixos níveis da atmosfera que se origina na Bolívia e trouxe fluxo de ar quente até o Noroeste gaúcho foi determinante para gerar nuvens de tempestade. Caiu granizo grande a gigante em localidades do interior de Rosário do Sul e Soledade. Houve registro de granizo ainda nos vales, Serra, Capital e região metropolitana. Gelo chegou a acumular em pontos destas regiões, tamanha foi a quantidade de granizo que se precipitou. 

A chuva foi igualmente volumosa. Em Porto Alegre, até o começo da noite, tinha chovido perto de 100 mm no Centro da cidade e a média histórica do mês todo na cidade é de 121,7 mm. Nos vales do Caí e Rio Pardo, e ainda na região de Cachoeira do Sul, houve pontos com mais de 100 mm de precipitação, ou seja, chuva de um mês em apenas um dia. Na Serra também choveu muito.