Terça-feira terá sol e temperatura amena no Estado

A terça-feira começa com nuvens e as primeiras horas ainda têm instabilidade com chuva, localmente forte, e risco de granizo isolado. No decorrer do dia, o sol aparece na maior parte do Estado. Com ar mais quente e úmido, paredes e pisos ficam molhados em várias cidades. Há possibilidade de nevoeiro em alguns locais ao amanhecer. 

Com ar quente sobre o Estado, a tarde deve ter marcas agradáveis e até elevadas em algumas localidades, mas esfria à noite com formação de nevoeiro. Porto Alegre pode ter sol e nuvens com períodos de nublado, mas com instabilidade na primeira metade do dia. 

Publicidade

As mínimas rondam os 7ºC em Bagé e os 8ºC em São José dos Ausentes. As máximas, por sua vez, podem chegar a 23°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros variam entre 11°C e 19°C. Em Camaquã, a temperatura varia entre 12ºC e 18ºC.

O Estado teve segunda-feira de instabilidade e que veio com temporais. O motivo foi a formação de frente quente sobre o território gaúcho com o avanço de ar quente de Norte que, ao encontrar o ar frio ao Sul, formou de forma explosiva nuvens muito carregadas no fim do domingo e na madrugada de segunda. 

Para se ter ideia do contraste térmico, ao amanhecer Foz do Iguaçu, Oeste do Paraná, tinha 22ºC e Pelotas, no Sul gaúcho, 11ºC. Corrente de jato em baixos níveis da atmosfera que se origina na Bolívia e trouxe fluxo de ar quente até o Noroeste gaúcho foi determinante para gerar nuvens de tempestade. Caiu granizo grande a gigante em localidades do interior de Rosário do Sul e Soledade. Houve registro de granizo ainda nos vales, Serra, Capital e região metropolitana. Gelo chegou a acumular em pontos destas regiões, tamanha foi a quantidade de granizo que se precipitou. 

A chuva foi igualmente volumosa. Em Porto Alegre, até o começo da noite, tinha chovido perto de 100 mm no Centro da cidade e a média histórica do mês todo na cidade é de 121,7 mm. Nos vales do Caí e Rio Pardo, e ainda na região de Cachoeira do Sul, houve pontos com mais de 100 mm de precipitação, ou seja, chuva de um mês em apenas um dia. Na Serra também choveu muito.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Como ter roupas com cheirinho de novas: o segredo está dentro do seu guarda-roupas

Não tem nada mais gostoso do que vestir uma peça com aquele cheirinho de nova,…

16 minutos ago

Influenza aviária no RS: confirmado primeiro caso em granja no Vale do Caí

Ministério da Agricultura confirmou que foco foi encontrado em Montenegro. Governo Federal decretou estado de…

1 hora ago

Fraude no Seguro: mulher é presa por falso furto de veículo em Porto Alegre

Suspeita registrou falso furto de veículo e confessou o crime após ser confrontada pela polícia

2 horas ago

Pedidos de reembolso ao INSS passam de 1 milhão

Aposentados e pensionistas contestam descontos indevidos

3 horas ago

Hoje na história: 16 de maio – Ocorre o primeiro Oscar

Acompanhe os fatos que marcaram o dia de hoje na história

11 horas ago

Advogado do RS suspeito de fraudes envolvendo aposentados e servidores é preso em Mato Grosso do Sul

Daniel Fernando Nardon estava foragido do e foi detido nesta quinta-feira no município de Dourados…

15 horas ago

This website uses cookies.