Categories: Justiça

Termina hoje o prazo para verificar integridade dos sistemas eleitorais

Termina hoje (18) o prazo para as entidades fiscalizadoras solicitarem a verificação extraordinária pós-pleito da integridade e autenticidade dos sistemas eleitorais utilizados nas eleições municipais de 2020. A solicitação deve ser feita mediante petição fundamentada e, caso seja aprovada, a Justiça Eleitoral deve fornecer as cópias dos arquivos em até cinco dias úteis.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as entidades podem solicitar aos tribunais eleitorais relatórios e cópias de diversos arquivos de sistemas como os arquivos de Registro Digital do Voto (RDV), o registro das operações feitas pelo software (log) e o Gerenciador de Dados, Aplicativos e Interface com a Urna Eletrônica (GEDAI-UE), bem como os dados alimentadores do Sistema de Gerenciamento da Totalização, entre outros.

Publicidade

Também podem requerer os relatórios de boletins de urnas que estiveram em pendência, de urnas substituídas, bem como de comparecimento e abstenção em cada seção eleitoral.

Antes de iniciar a votação, as urnas eletrônicas utilizadas nas eleições passam por uma auditoria prévia de verificação de autenticidade e integridade dos sistemas instalados. “Essa auditoria faz parte de uma série de medidas definidas pela Justiça Eleitoral para fortalecer a segurança e a confiabilidade do sistema eletrônico de votação”, explicou o TSE.

Todos os dados que alimentam a urna eletrônica, assim como todos os resultados produzidos, são protegidos por assinatura digital. Assim, não é possível modificar os dados de candidatos e eleitores presentes na urna, nem o resultado da votação contido no boletim de urna, o log das urnas, o arquivo de RDV, entre outros arquivos produzidos.

Principais arquivos

O RDV registra exatamente aquilo que foi digitado pelo eleitor na urna, sem qualquer processamento ou informação adicional, ou seja, não há como vincular um voto no RDV a um eleitor. Ele é utilizado somente no encerramento da votação para gerar o boletim de urna e, assim, realizar o somatório dos votos de cada candidato ou legenda e o cômputo de votos nulos e brancos.

Como ele preserva exatamente aquilo que o eleitor digitou, é um instrumento importante de auditoria e verificação da apuração de uma seção.

O arquivo de log armazena o registro cronológico das principais operações realizadas pelo sistema da urna eletrônica. Entre outras operações, ele registra o início e o encerramento da votação, a emissão de relatórios, os aplicativos que foram executados, os ajustes de data e hora, a realização de procedimentos de contingência e os procedimentos que auxiliam na avaliação da dinâmica do voto.

A partir do log, é possível analisar toda a história da urna eletrônica, desde a sua preparação até o encerramento da votação no segundo turno, caso ocorra.

Redação de Jornalismo

Recent Posts

Carro e moto se envolvem em colisão em Camaquã

Acidente ocorreu neste sábado na Bento Gonçalves

23 minutos ago

Deputado Paparico Bacchi solicita repasse de R$ 5 bilhões do Funrigs ao setor agropecuário gaúcho

Aplicação nas áreas de irrigação, armazenagem, recuperação de solos e dívidas dos agricultores busca conter…

54 minutos ago

Millena Brandão: entenda as causas da morte da atriz de apenas 11 anos

A notícia da morte gerou grande comoção nas redes sociais

55 minutos ago

Portos RS celebra três anos com avanços em infraestrutura, inovação e sustentabilidade

Com três anos de trajetória, a Portos RS reafirma seu papel como vetor de desenvolvimento…

1 hora ago

Vélez Camaquã enfrenta o Atlântico pela Liga Nacional de Futsal

Equipe camaquense encara o desafio fora de casa neste sábado (03)

1 hora ago

36ª Südoktoberfest será lançada em julho em São Lourenço do Sul

Lançamento oficial ocorrerá nos dias 19 e 20 de julho, no parque da Associação Cultural…

2 horas ago

This website uses cookies.