O CEO da Tesla , Elon Musk, revelou na quinta-feira um robô humanóide chamado Tesla Bot que roda na mesma IA usada pela frota de veículos autônomos da Tesla. Uma versão funcional do robô não apareceu durante a revelação de Musk, embora uma dança ligeiramente bizarra por um artista vestido como um Tesla Bot fez.
A revelação inesperada veio no final da apresentação do Dia da IA de Tesla , com Musk fornecendo poucos detalhes sobre o robô ligeiramente assustador, parecido com o Slenderman, além de alguns slides do PowerPoint. O robô de 5 pés-8 polegadas deve pesar 125 libras e ser construído com “materiais leves”, disse ele.
Sua cabeça será equipada com as câmeras do piloto automático usadas pelos veículos da Tesla para detectar o ambiente e conterá uma tela para exibir informações. Internamente, ele estará operando por meio do computador Full Self-Driving da Tesla .
“O objetivo é ser amigável”, brincou Musk, “e navegar por um mundo construído para os humanos.”
Três slides detalhavam as especificações propostas para o robô, e Musk se certificou de apontar que você poderia tanto ultrapassar o Tesla Bot quanto “dominá-lo”. Ele, no passado, protestou contra o uso de robôs como armas e alertou sobre os riscos que a IA pode representar – antes chamando isso de “o maior risco que enfrentamos como civilização”. Acho que se eles forem seus robôs incrivelmente lentos e fáceis de dominar, os perigos serão reduzidos.
“Devemos nos preocupar com a IA”, Musk reiterou durante uma sessão de perguntas e respostas após a apresentação. “O que estamos tentando fazer aqui na Tesla é tornar a IA útil que as pessoas adorem e seja … inequivocamente boa.”