Pesquisadores do Massachusetts Institute of Technology (MIT) estão desenvolvendo um método inovador para tentar conter a pandemia do coronavírus, um aplicativo para smartphone deverá ouvir a tosse do paciente e através de inteligência artificial identificar se o usuário está ou não infectado pela covid-19.
Para essa pesquisa foram analisados cerca de 70.000 amostras de áudio com pessoas tossindo, sendo cerca de 2.500 confirmadas com o vírus. Com os dados coletados foi criado um algoritmo capaz de diagnosticar pelo som da tosse a presença do vírus no organismo da pessoa mesmo que essa seja assintomática.
LEIA MAIS: Rio Grande do Sul ultrapassa 250 mil casos de coronavírus
Nos testes realizados em um grupo de pessoas com o diagnóstico confirmado do vírus, o algoritmo teve uma taxa de sucesso de 98,5%, já em um grupo sem sintoma algum, com a tosse sendo forçada, o algoritmo foi assertivo em 100% dos diagnósticos. Uma reportagem do instituto americano informou que a tosse de um indivíduo que contraiu o vírus da covid não é a mesma tosse de uma pessoa saudável, porém, a diferença é inaudível ao ouvido humano e com a inteligência artificial a disparidade é detectada com um alto grau de precisão.
Se a Agência Federal de Saúde dos Estados Unidos (FDA) permitir, a equipe de pesquisadores deve incorporar a tecnologia em um aplicativo móvel e com isso desacelerar a propagação do vírus. Vale lembrar que equipes da Cambridge University, no Reino Unido e da Carnegie Mellon University, na Pensilvânia também trabalham em projetos semelhantes.
Clique aqui e leia o artigo da pesquisa.