Search
[adsforwp-group id="156022"]

Tomou posse o novo secretário de Política Agrícola

img_2124_foto_1.jpg

O novo secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Neri Geller, assumiu nesta segunda, dia 7, o cargo. Durante a cerimônia de posse, que contou com a presença do ministro da pasta, Mendes Ribeiro Filho, Geller valorizou sua experiência e disse estar preparado para assumir a nova tarefa.

– Vivo a agricultura desde a infância. Acredito no segmento para gerar emprego, renda e dar oportunidade de vida às pessoas que precisam. Eu vim de um assentamento de reforma agrária e hoje estou assumindo este cargo tão importante – comentou.

Ele substitui Edilson Guimarães, que ocupava o cargo desde outubro do ano passado, quando o então secretário, Caio Rocha, assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo.

O ministro também destacou a experiência do novo secretário como oportunidade para alavancar o setor agrícola.

– A atuação de um produtor e trabalhador é o perfil que o Ministério precisa para a agricultura crescer. A política de crédito, que o Brasil sempre teve, vai se transformar em uma agrícola e fará com que nos orgulhemos da capacidade permanente de produzir alimentos – disse Mendes.

Geller aposta na sua experiência para melhorar o setor.

– Estou na agricultura comercial, conheço e tenho domínio sobre essa questão. Sei quanto custa produzir um saco de soja e sei também quanto custa levar esse produto das grandes regiões aos portos (…), sei quanto custa o adubo, sei os encargos que existem e como podemos trabalhar efetivamente para fazer uma política definida – garantiu.

De acordo com Geller, entre as prioridades estão a elaboração do próximo Plano Safra, além de dar atenção especial ao setor pecuário.

– Também é preciso priorizar questões como sustentação de preço mínimo, estoque regulador, [abastecimento] de milho no Nordeste e facilitar o acesso aos recursos oficiais de custeio, para aumentar a produção com mais competitividade – afirma.

Durante a posse, o ministro da Agricultura falou sobre o volume de leite e derivados importado pelo Brasil. A falta de controle das importações de países como o Uruguai vêm prejudicando os produtores brasileiros. Mendes Ribeiro viaja para Argentina e Uruguai, no dia 24, a fim de estabelecer cotas aos dois países.

Neri Geller já havia sido nomeado para a função no início do mês por meio de portaria da Casa Civil assinada pela ministra-chefe Gleisi Hoffmann.

Agricultor e empresário, o gaúcho de Selbach Neri Geller está na região de Lucas do Rio Verde, em Mato Grosso, desde 1984. O titular da Secretaria de Política Agrícola desenvolve atividade de plantio e comercialização de grãos, como soja e milho, em sua propriedade. Também tem empresa no setor de combustíveis e foi vice-presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho do estado do Mato Grosso (Aprosoja), além de deputado federal em 2007 e 2011. Além disso, exerceu o mandato de vereador em Lucas do Rio Verde (1996 e reeleito em 2000).