Cometer infrações no trânsito pode pesar no bolso, e algumas multas são particularmente salgadas. O Código de Trânsito Brasileiro é bastante específico em ditar as regras que visam proporcionar mais segurança a todos os usuários no país.

Trânsito: saiba qual a multa mais cara e como evitar
A infração que gera a multa mais cara no Brasil é a prática de racha ou corrida ilegal em vias públicas. Além de colocar em risco a vida dos participantes e de terceiros, essa conduta acarreta uma multa que pode ultrapassar os R$ 3.000,00, além de suspensão imediata da carteira de habilitação e até detenção.
A severidade da punição se justifica pelo alto risco de acidentes fatais associados a rachas. A alta velocidade e a imprudência dos motoristas aumentam exponencialmente as chances de colisões e atropelamentos.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
As autoridades de trânsito aplicam multas elevadas e outras penalidades rigorosas para desencorajar essa prática.
Outras infrações com multas elevadas incluem dirigir sob a influência de álcool ou drogas (com risco de prisão), transitar em velocidade superior a 50% da máxima permitida (com suspensão da habilitação) e recusar-se a fazer o teste do bafômetro (com multa e suspensão do direito de dirigir).
Para evitar multas, a receita é simples: respeitar os limites de velocidade, nunca dirigir sob efeito de álcool, evitar distrações ao volante e manter o veículo em boas condições.