A menos de um ano para os eleitores brasileiros irem as urnas novamente, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) orienta que eleitores ou mesários que estejam com pendência de pleitos anteriores fiquem atentos aos prazos para regulamentações. Atualmente, o órgão também está com o chamamento para as inscrições de mesários voluntários.
Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
As Eleições Municipais de 2024 serão realizadas no dia 06 de outubro, em primeiro turno, e no dia 27 do mesmo mês, em segundo turno, onde for necessário, para a escolha de prefeitos em municípios com mais de 200 mil eleitores. Para agilizar os procedimentos do calendário eleitoral, o TSE oferece uma série de serviços on-line, sem que a pessoa precise sair de casa, por meio do Autoatendimento Eleitoral.
A página permite que a pessoa:
- tire o título de eleitor;
- imprima o documento;
- peça a transferência de domicílio eleitoral;
- emita certidões eleitorais;
- consulte débitos;
- imprima boletos para quitar multas;
- solicite a inclusão do nome social no título, entre outras ações.
O eleitor precisa ficar atento ao prazo para tirar o título eleitoral, emitir a segunda via do documento, regularizar ou atualizar o cadastro eleitoral vai até o dia 8 de maio de 2024. Após esse período, o artigo 91 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) determina que nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência seja recebido dentro dos 150 dias anteriores à data da eleição. Portanto, a partir do dia 9 de maio do próximo ano, o cadastro estará fechado.
Mesário Voluntário
Eleitoras e eleitores maiores de 18 anos que manifestem interesse em se cadastrar para trabalhar como mesário voluntário podem preencher o formulário eletrônico para inclusão no banco de pessoas colaboradoras.
Os cadastramentos são direcionados aos cartórios eleitorais específicos para que estes os incluam no seu banco de mesárias e mesários, ressalvando-se que são voluntárias(os). Após convocadas, as pessoas que se voluntariaram ficam comprometidas com a Justiça Eleitoral e estão sujeitas às sanções legais, em caso de ausência no dia do pleito.
As inscrições para a ação voluntária podem ser realizadas neste link.