O município de Camaquã possui 50.455 eleitores aptos a votar neste domingo (15) entre às 7h e 17h, com preferência para pessoas acima de 60 anos entre 7h e 10h. Quem estiver com suspeita de coronavírus ou em quarentena deverá permanecer em casa de acordo com comunicado do Tribunal Superior Eleitoral. As medidas valem para os dois turnos em 15 e 29 de novembro. O voto é obrigatório para brasileiros entre 18 e 70 anos e facultativo para analfabetos e jovens entre 16 e 18 anos.
– Receba mais informações no seu WhatsApp, clicando aqui!
Eleitores que não votarem, não justificarem e não pagarem a multa em três eleições terá o título cancelado e não poderá fazer concursos públicos, empréstimos dentro de uma série de restrições, segundo o advogado, Alano Peters, em entrevista na emissora.
Desde as eleições presidenciais de 2018 é possível utilizar a versão digital para o documento de votação, através do aplicativo “e-Título”. Pelo smartphone também é possível justificar o voto junto a Justiça Eleitoral entre outras opções. O app possui QR Code para validação na sua zona eleitoral. Baixe o aplicativo aqui. Conforme Peters, o e-Título possui GPS identificando o local em que o eleitor está, ou seja, justificativas de ausência ocorrem em casos como viagem ou doença.
Os Boletins de Urna (BUs) das Eleições Municipais de 2020 começarão a ser emitidos a partir das 17h (horário de encerramento da votação) deste domingo (15), data do primeiro turno do pleito. A partir desse horário, serão divulgados os resultados das votações para todos os cargos, incluindo os votos em branco, os nulos e as abstenções verificadas.
Até o dia 18 de novembro (três dias após o primeiro turno), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) deve disponibilizar em seu Portal na internet a opção de visualização dos Boletins de Urna recebidos para a totalização, assim como as tabelas de correspondências efetivadas, observado o horário de encerramento da totalização em cada unidade da Federação.
Nesta quinta-feira (12) ocorre o debate com os candidatos ao cargo de prefeito em Camaquã. O evento inicia às 20h e terá transmissão ao vivo em formato multiplataforma da Acústica FM. Será possível conhecer as propostas das coligações, e o que pensam os candidatos sobre os mais diversos temas relacionados ao município. Através de blocos devidamente cronometrados, participantes responderão questionamentos para melhorias a partir de 2021.