Acontece nesta semana a imunização contra a Influenza (gripe) em formato drive thru em Camaquã. Nesta sexta-feira (14) os profissionais de saúde seguem atendendo idosos de 60 anos ou mais e professores na Rua Marcírio Dias Longaray, no Sesc. O atendimento ocorre até o 12h ou 13h30 e 15h30.
No sábado (15) acontecerá o dia D de vacinação ocorrendo somente entre às 8h e 13h novamente pelo sistema drive thru no Sesc ou para o grupo que não possui veículo nos postos, Dr. José Telmo Marder e Secretaria Municipal de Saúde.
> Receba todas as notícias da Acústica no seu WhatsApp tocando aqui!
O grupo correspondente a segunda fase da campanha deve comprovar idade ou profissão com apresentação de documentação de registro de trabalho ou contracheque. A segunda etapa acontece até o dia 8 de junho, de acordo com calendário divulgado pelo Governo do Estado.
> Receba todas as notícias da Acústica no seu Telegram tocando aqui!
A terceira etapa deve integrar pessoas com comorbidades, deficiência permanente caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade entre 9 de junho até 9 de julho. No Rio Grande do Sul a Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza abrange mais de 2,2 milhões em duas etapas.
Carteirinha de vacinação
Público deve levar sua carteira de vacinação. Vacinadores podem aproveitar a oportunidade para colocar os esquemas de vacinação das crianças em dia.
Composição da vacina
Em 2021, a vacina contra a gripe protege contra as cepas de Influenza:
– A/Victoria/2570/2019 (H1N1)pdm09
– A/Hong Kong/2671/2019 (H3N2)
– B/Washington/02/2019 (linhagem B/Victoria)
Vacinação de crianças
Para crianças que estiverem recebendo a vacina contra a gripe pela primeira vez, devem ser aplicadas duas doses, com intervalo mínimo de 4 semanas entre elas.
Vacinação contra a gripe x Covid
De acordo com a chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Tani Ranieri, ainda não há estudos que comprovem a segurança da aplicação conjunta da vacina contra a Covid com outras. Por isso, a recomendação é um intervalo mínimo de 14 dias entre elas. Deve-se priorizar a vacinação contra a Covid. Se a pessoa apresentar sinais de infecção por Covid, adiar a vacinação até a recuperação clínica total e, pelo menos, quatro semanas após o início dos sintomas.