A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou o edital de concurso com 45 vagas para a carreira do magistério superior. As inscrições podem ser realizadas até o dia 08 de agosto, exclusivamente pela Internet.
O Edital oferece vagas para atuação nos cursos de Design Gráfico e Digital, Música, Teatro, Comércio Exterior, Turismo, Psicologia, Terapia Ocupacional e Engenharias Geológica, Hídrica e de Produção, para as áreas de Química, Bioquímica e Francês e para o Núcleo Básico do Centro de Engenharias.
Também há oportunidades nos Departamentos de Ginástica e Saúde; Zootecnia; Ciência e Tecnologia Agroindustrial; Saúde Coletiva; Clínica Médica; Cirurgia Geral; Medicina Especializada; Materno Infantil; Medicina Social; Nutrição; Semiologia e Clínica; Patologia Animal; Ecologia, Zoologia e Genética; Antropologia e Arqueologia; Geografia; Museologia, Conservação e Restauro; Filosofia; Matemática e Estatística; e no Primeiro e Segundo Departamento da Faculdade de Direito.
O concurso público é organizado mediante Provas Escrita; Didática; e de Defesa do Memorial Descritivo e do Plano de Atividades Acadêmicas. Também integra a seleção a etapa de Exame de títulos, à exceção das referentes às áreas de Modelagem Tridimensional, Usabilidade e Acessibilidade em Design, Música e Composição Musical. As informações estão disponíveis na página do Núcleo de Gerenciamento de Concursos e Vagas.
Ações afirmativas no concurso
Como parte das políticas de ações afirmativas, o Edital estabelece 30% de reserva de vagas para candidatas e candidatos negros e 5% para Pessoas com Deficiência (PCD). Além disso, no Exame de Títulos, serão adotados critérios compensatórios para quem gerou ou adotou filhas ou filhos no intervalo de seis anos.
Isenção da taxa de inscrição
O concurso público, nos casos previstos no Edital, dispensa a cobrança da taxa de inscrição. Isentam-se candidatas e candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), com renda familiar por pessoa inferior ou igual a meio salário mínimo nacional. Também se enquadram no benefício doadoras e doadores de medula óssea por entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde. Para tanto, o pedido de isenção deverá ser realizado até 19 de julho.
Confira o edital completo neste link.