Search
[adsforwp-group id="156022"]

UFPel seleciona estudantes negras e negros para bolsas de estudo

Foto: Divulgação/Ilustração
Foto: Divulgação/Ilustração

Pela consolidação das políticas de ações afirmativas na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), entre outros critérios, onze cursos de graduação foram contemplados com recursos para incentivo ao estudo e à permanência de estudantes negras e negros. São 12 bolsas de mil reais mensais, com inscrições abertas de 16 a 22 de fevereiro, oriundas do Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta (TAC) dos Ministérios Públicos (Estadual, do Trabalho e Federal) e Defensorias Públicas (Estadual e da União) com o Carrefour, para a promoção à diversidade e o combate ao racismo estrutural e à violência.

As bolsas para estudantes de graduação de Instituições Públicas são uma das medidas previstas no TAC, resultado dos atos de violência que levaram à morte, em 19 novembro de 2020, de João Alberto Silveira Freitas, homem negro, em supermercado da rede Carrefour em Porto Alegre. Os cursos contemplados foram da UFPel são Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Direito, Jornalismo, Medicina e Engenharias Ambiental e Sanitária, Eletrônica, de Computação, de Materiais, de Petróleo e de Produção.

Podem participar do processo seletivo estudantes negras e negros, que recebem benefícios de programas da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) e não estejam em condição de provável formatura. A seleção será baseada em critérios de menor renda, maior rendimento e menor índice de integralização do curso.

Inscrições

Para se inscrever, é preciso o preenchimento de formulário eletrônico, com envio de autodeclaração étnico-racial, até 22 de fevereiro. Estudantes que não disponham de recursos de informática com acesso à Internet poderão solicitar assistência das respectivas secretarias de curso. Em caso de dúvidas, o setor responsável da Pró-Reitoria de Ensino da UFPel presta atendimento também pelo e-mail [email protected].

Bolsas para a Pós-Graduação

A Universidade também foi contemplada com bolsas para estudantes negras e negros para os Programas de Pós-Graduação. Serão 28 bolsas de mestrado (R$ 3,5 mil mensais) e seis de doutorado (R$ 5 mil). Cada Programa será responsável pelo lançamento de seus processos seletivos.

Contarão com bolsas de mestrado os Programas em Ciência Política, Educação, Letras (duas bolsas), Bioquímica e Bioprospecção (três), Artes Visuais, Antropologia, Arquitetura e Urbanismo (três), Biodiversidade Animal, Ciências Ambientais, Direito (três), Educação Física, Enfermagem, Epidemiologia (duas), Geografia, Recursos Hídricos, Memória Social e Patrimônio Cultural, História, Nutrição e Alimentos, Física.

Já os doutorados da UFPel selecionados pelo Edital são os cursos de Memória Social e Patrimônio Cultural, Ciência e Engenharia de Materiais, Nutrição e Alimentos (duas bolsas) e Bioquímica e Bioprospecção (duas).