Search
[adsforwp-group id="156022"]

UFRGS abre inscrições para o vestibular 2017

img_9181_foto_1.jpg

A Universidade Federal do Rio Grande do Sul abriu a 0h desta quinta-feira (20) as inscrições para a edição de 2017 do vestibular. Os candidatos podem fazer o cadastro no site da universidade até as 23h59 do dia 3 de novembro. O valor da taxa de inscrição é de R$ 120. 

As provas serão aplicados nos dias 8, 9, 10 e 11 de janeiro de 2017, em Porto Alegre, Bento Gonçalves e Tramandaí-Imbé. São 4.017 vagas em 91 cursos de graduação, sendo que 70% serão preenchidas pelo vestibular tradicional e 30% por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). 

No ato de inscrição, o candidato deverá optar por realizar uma das cinco provas de língua estrangeira (alemão, espanhol, francês, inglês ou italiano), além de indicar sua opção sobre o uso ou não do escore das provas objetivas do Enem 2016 no cálculo do argumento de concorrência. Os estudantes que concorrem a vagas nos cursos de Artes Visuais, Música, e Teatro realizarão prova de habilitação específica, entre os dias 20 a 25 de novembro. 

No mínimo 50% das vagas em todos os cursos são reservadas para estudantes oriundos de escolas públicas, de acordo com autodeclaração étnico-racial e faixa de renda. Segundo a UFRGS, são mais de 2 mil vagas destinadas às cotas, distribuídas em quatro modalidades: 

– modalidade L1 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita; 

– modalidade L2 – candidato egresso Sistema Público de Ensino Médio com renda familiar bruta mensal igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo nacional per capita autodeclarado preto, pardo ou indígena; 

– modalidade L3 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar; 

– modalidade L4 – candidato egresso do Sistema Público de Ensino Médio independentemente da renda familiar, autodeclarado preto, pardo ou indígena. 

A UFRGS explica que todo candidato inscrito concorrerá por ampla concorrência e quem desejar concorrer também às vagas destinadas ao sistema de ingresso por reserva de vagas deverá assinalar sua opção no ato da inscrição.